Polonês é encontrado morto em Barra Grande na Bahia

Polonês é encontrado morto em Barra Grande na Bahia - marau, destaque Foto: Reprodução/Barra Grande 24h

Um homem de 40 anos, de origem polonesa, foi encontrado morto em Maraú, no Baixo Sul baiano. Suspeita-se que Michael Miklewicz tenha sofrido um afogamento.

O corpo, que foi encontrado na praia de Bombaça, já passou por necropsia no IML. O órgão agora aguarda contato com a família da vítima, na Polônia, para enviar uma procuração como forma de liberar o corpo.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: TV Santa Cruz.

Campeonato Baiano de Canoagem 2024 desembarca em Maraú neste domingo

Campeonato Baiano de Canoagem 2024 desembarca em Maraú neste domingo - marau, bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

A Orla de Maraú, no litoral sul da Bahia, vai receber a sétima e última etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem de 2024 neste domingo (10), a partir das 9h.

Organizada pela Federação Baiana de Canoagem (Febac), o circuito desponta como uma das principais competições no país, contando com os atletas que acumulam os títulos nacionais da modalidade. A presidente da Febac, Camila Lima, comenta a importância e as expectativas para esta etapa em Maraú.

Cerca de 140 atletas das principais cidades que acontecem a prática da modalidade no estado (Camamu, Ilhéus, Itacaré, Maraú, São Félix, Ubaitaba e Ubatã) disputam sete categorias masculinas e sete femininas: infantil; menor; cadete; junior; sênior; master; e paracanoagem.

O circuito conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Empretec em Barra Grande (Maraú) está com inscrições abertas

Empretec em Barra Grande (Maraú) está com inscrições abertas - marauImagem de Gerd Altmann por Pixabay

Destinado ao desenvolvimento e aprimoramento de habilidades empreendedoras, o Empretec é uma imersão de uma semana envolvendo empreendedores ou quem deseja empreender. Ampliando a capacitação empresarial no interior da Bahia, Maraú receberá uma turma do Empretec entre 23 e 28 de setembro. A atividade é realizada pelo Sebrae e tem inscrições abertas.

As pessoas interessadas em participar devem procurar o analista do Sebrae, Luanildo Silva, no telefone: (75) 98151 5743. No curso, o público aprenderá a identificar seu potencial empreendedor; desenvolver suas características de comportamento empreendedor; e identificar novas oportunidades de negócios.

Já é possível realizar uma pré-inscrição no link: https://bit.ly/empretecmarau. Em seguida, o Sebrae fará contato para agendar uma entrevista virtual. Se aprovado, o participante poderá efetivamente realizar a inscrição no Empretec mediante pagamento de R$ 900,00 em até 10x no cartão. (mais…)

Maraú: Estudante utiliza borra de café para produzir biofertilizante

Maraú: Estudante utiliza borra de café para produzir biofertilizante - marau, destaqueFoto: Divulgação

Em busca de práticas agrícolas sustentáveis, o uso do biofertilizante tem sido uma alternativa de adubação. Adenilton Santana, estudante pesquisador do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul, comunidade quilombola, da cidade de Maraú (BA), idealizou um projeto em conjunto com a professora Laís Costa, ao dividir experiências de cultivação ecologicamente amigáveis nas próprias plantações, resultando em um biofertilizante obtido da borra de café.

O produto é um adubo caseiro e, de acordo com Laís, a solução demonstra ser uma excelente fonte de nitrogênio para as plantas. “O fertilizante caseiro pode ser utilizado de diversas formas, sendo na maior parte dos casos utilizado diretamente em torno das plantas, hortas, misturadas em canteiros, vasos ou, como é o caso do nosso produto, usado de forma líquida, à base de borras de café”, diz.

A fabricação ocorre ao combinar borra de café, água e um agente fermentador, como, por exemplo, lactobacilos ou leveduras. Todos os itens são depositados em um recipiente com pequenos furos na tampa, possibilitando a entrada de ar durante o processo de fermentação, que dura cerca de uma semana. (mais…)

Maraú: Licitação do “lixo” não deve ocorrer após medida do TCM

Maraú: Licitação do "lixo" não deve ocorrer após medida do TCM - noticias, marau, bahiaImagem Ilustrativa de Vilma Munhê por Pixabay

Uma licitação marcada para esta quarta-feira, dia 20, com fim de contratar serviços de destinação de resíduos sólidos [lixo] pela prefeitura de Maraú, no Baixo Sul do estado, não deve ocorrer. É que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), através do conselheiro Ronaldo Nascimento de Sant’Anna, atendeu uma liminar de uma das empresas concorrentes [Abrema] que apontou supostas irregularidades na Concorrência Pública n° 001/2023.  As falhas teriam sido comprovadas pela mesma Corte de Contas.

A medida considera que a suspensão do certame deve ocorrer até julgamento final das denúncias ou outra posição do mesmo TCM. O conselheiro pede que a decisão seja obedecida pelo prefeito de Maraú, Manassés Souza (Avante); e pelo presidente da comissão de licitação, Edmilson Calo dos Santos, sob pena de anulação do procedimento licitatório e de penalidades previstas na Lei Complementar Estadual n° 06/199.

Entre as irregularidades apontadas no certame figurariam falta de exigências para a comprovação de qualificação técnica operacional e profissional, incorreções e contradições no edital quanto ao valor da contratação e a ausência de prazo para o pagamento da contraprestação por parte do Poder Concedente. (mais…)

Maraú: Moradores protestam contra proprietários de pousada acusada de invadir praia

Maraú: Moradores protestam contra proprietários de pousada acusada de invadir praia - noticias, marau, destaque, bahiaFoto: Redes Sociais/ Coletivo Península Maraú

Moradores da península de Maraú, no litoral norte da Bahia, têm protestado contra os proprietários de uma, acusada de invadir 60 metros da praia da região. Os manifestantes relataram as dificuldades que passam ao enfrentar os donos da hospedaria.

“Solicitamos que os proprietários sejam acompanhados até a delegacia para o registro do crime de agressão física, que eles já fizeram com um dos manifestantes; crime de desobediência, por continuar uma obra embargada; e crime de invasão de área pública, porque eles estão invadindo 60m de praia”, explicou uma mulher envolvida no protesto, que ocorreu nesta terça-feira, dia 12.

Manifestantes também afirmaram que, apesar do protesto ser pacífico, a Polícia Militar (PM-BA) foi acionada e compareceu ao local do protesto “fortemente armada”. “Um reforço da Polícia Militar chegou aqui armado para ficar aqui em volta da manifestação. Tá todo mundo muito indignado, esperando um posicionamento sério da prefeitura”, concluiu a mulher que gravava o vídeo. (mais…)