Amargosa: PSD racha após presidente anunciar apoio a mulher de deputado do PP

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O apoio do presidente do PSD de Amargosa e presidente da Câmara Municipal, Marquinhos da Saúde, à candidatura de Maira Barreto (PP), esposa do deputado estadual Dal (PP), causou racha entre representantes da sigla no Recôncavo baiano.

Segundo a vereadora local, Suzane Andrade, a decisão não foi compartilhada com integrantes do partido. A parlamentar afirmou que esteve na inauguração de uma obra com o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, e na oportunidade lembrou que o nome que disputaria a prefeitura pelo grupo ainda era tratado em conversas que envolviam o seu sobrinho e o deputado estadual Rogério Andrade Filho.

A vereadora garante também que o anúncio deixou filiados descontentes e que alguns chegaram a afirmar que deixariam o partido. Além disso, ressaltou que o anúncio de uma possível pré-candidatura deveria ter sido anunciado pelo irmão dela e prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade.

Metro1

Mutuípe: Adolescente morre afogada no Rio Jiquiriçá

Foto: Reprodução/ Midia Bahia

Uma adolescente morreu afogada na tarde deste último domingo, dia 10, no Rio Jiquiriçá, na cidade de Mutuípe-BA. Segundo populares, por volta das 15 horas Thainá dos Santos Bispo, de 16 anos, mergulhou na região do Canal Torto, entre a Rua Honório Ribeiro Costa e a região do Pé de Serra, e não conseguiu retornar a superfície.

Após ser resgatada por populares, desacordada, ela foi levada para o Hospital Clélia Chaves Rebouças, mas não foi possível reanimá-la. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus. O sepultamento ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 11.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia

SAJ: Treinamentos e competições esportivas do município poderão ser realizadas no Clube dos 100

Foto: Cosme Santos/ Tribuna do Recôncavo

O município de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Esportes e Lazer, assinou na tarde da última sexta-feira, dia 8, um convenio de parceria com o Clube dos 100. Com isso, a Secretaria poderá utilizar a área social do clube para projetos, treinamentos e competições e em contrapartida a entidade terá isenção em alguns impostos municipais.

Para o Prefeito Rogério Andrade, o município ganha porque vai ter mais um local para fomentar as politicas públicas na área de esporte, e o Clube dos 100 também ganha porque terá uma compensação tributária parcial nos valores do IPTU e de outros tributos.

“Todos nós vamos ganhar com essa iniciativa, e sobre tudo o esporte da cidade, porque nós teremos a condição de desenvolver atividades esportivas num local muito estruturado e centralizado”, disse.

O ato de assinatura aconteceu na Secretaria da Fazenda Municipal, no Shopping Itaguari, e contou com as presenças do Prefeito Rogério Andrade, o secretário de esportes Abel Caldas, um dos presidentes do Clube dos 100 Neivan Oliveira, entre outras pessoas.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Fábio Barriga

Valença: Criança é atingida por disparo de arma de fogo em Serra Grande

Uma criança foi atingida por disparos de arma de fogo, no município de Valença, na tarde deste último domingo, dia 10. O garoto de apenas 6 estava na região de  Serra Grande, município de Valença, quando foi alvejado por um tiro de espingarda de socar. Levado pelo SAMU para o Hospital Clélia Chaves Rebouças, em Mutuípe, o garoto foi transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Nossa redação não foi informada sobre o estado de saúde da criança.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia

SAJ: Finalista do The Voice, Edyelle Brandão, será atração de seminário sobre racismo institucional

Foto: Divulgação/ PMSAJ

A cantora Edyelle Brandão, uma das finalistas do The Voice Brasil 2019, será uma das atrações do Seminário “A boa aparência e o racismo institucional”, que acontece nesta terça-feira, dia 12, às 9h, no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus-BA.

O evento terá bate-papo com conferencistas, apresentação teatral com a Cia de Teatro Fátima Carvalho e a cantora santoantoniense Maeve.

A programação, aberta ao público, é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, com apoio da UNEB; UFRB; IFBA; FACEMP; SENAC; SESC; SineBahia; Ministério Público do Trabalho; e Chocolate com Pimenta.

ASCOM-PMSAJ

Considerada a mais negra da história, primeira turma de medicina da UFRB cola grau em SAJ

Foto: Divulgação

Na sexta-feira, dia 8, foi realizada a solenidade de colação de grau da primeira turma do curso de Medicina da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O evento aconteceu no espaço Villa Music, em Santo Antônio de Jesus – cidade que abriga o Centro de Ciências da Saúde da UFRB. Com a maior parte dos alunos autodeclarados negros, a turma ganhou repercussão nas redes sociais como a primeira turma majoritariamente negra na história do ensino superior brasileiro.

Em 2013 a turma que ingressou era formada em sua maioria por alunas do sexo feminino (76,7%); 86% eram naturais do estado da Bahia; 66% haviam cursado o ensino médio em escola pública; 40% declararam ser negros e 53,3% informaram renda familiar entre um e dois salários mínimos.

Durante a solenidade os alunos utilizaram faixas e cartazes que reafirmavam a presença do povo negro e pobre nas universidades, agradecendo à Lula – presidente na época da implementação da UFRB. O santoantoniense Ronaldo Júnior, primeiro bebê de proveta do estado da Bahia, também está entre os formandos.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Blog do Valente