São Felipe: TCM rejeita contas da Câmara Municipal na presidencia de Laurinho

Foto de Lauro de Coni | Reprodução: JC Repórter

Na sessão do dia 19 de dezembro, o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Câmara de São Felipe, de responsabilidade de Lauro de Coni e Moura Júnior (Laurinho), relativas ao exercício de 2018. Essa é a segunda conta rejeitada de responsabilidade de Lauro de Coni e Moura Júnior. As contas relativas ao exercício de 2017 também foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

As contas referentes ao exercício de 2018, onde ele era o presidente da Câmara de Vereadores, foram rejeitadas em razão da reincidência na utilização de créditos adicionais suplementares sem o correspondente decreto executivo de abertura. Durante a análise das contas, foram identificados falhas e irregularidades em despesas consideradas irrazoáveis com quatro assessorias/consultorias no total de R$ 360.000,00, correspondente a 23,05% dos duodécimos transferidos; não cumprimento de determinação do TCM, quanto ao não pagamento de multa de R$ 3.000,00; inconsistências encontradas em processos de pagamento, desacompanhados de documentos instrutórios, a exemplo de: ausência de planilha com detalhamento das quilometragens e quantidade de combustíveis por veículos abastecidos.

Consta ainda a emissão de 23 cheques sem fundo de R$ 85.189,98, gerando taxas de devolução no valor de R$ 1.279,65; e reincidência na saída de numerário sem documento de despesa correspondente, durante todo o exercício, totalizando R$ 9.664,000 e descumprimento do art. 48-A da LRF, referente à divulgação no site da Câmara das informações referentes a receitas e despesas. (mais…)

SAJ: Apenas 4 famílias comparecem a Ceia de Natal no Lar dos Idosos

Imagem de Sabine van Erp do Pixabay

Viver mais tempo que seria algo bom, tem sido um desafio nos últimos anos. De acordo com o IBGE, de 2012 a 2017 a população idosa superou a marca dos 30,2 milhões. Grande parte desses idosos vivem em asilos, abandonados pelos familiares. E essa realidade não está longe. O Lar dos Idosos de Santo Antônio de Jesus que cuida de 40 idosos passa por essa carência de assistência familiar. Lígia Andrade que está à frente da instituição há 18 anos relatou que promoveu uma ceia de natal para os idosos, familiares e funcionários, mas apenas quatro famílias estiveram presente.

“Foi uma frustração. Os familiares de um idoso vieram de Salvador para participar e foram embora no dia seguinte, esses dão assistência. Muitos aqui não têm família, outros têm, mas infelizmente eles vêm pouco ou quase nunca. Deixam o telefone, quando a gente vai ligar numa necessidade, o número não existe mais”, disse. Vale salientar que a Constituição Federal vigente no Capítulo VII – Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso, em seu artigo 229 diz que “os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

O artigo 230, também da Carta Magna, salienta sobre o amparo as pessoas idosas, garantindo-lhes o direito à vida, reconhecendo ser “dever da família, da sociedade e do Estado, amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar, garantindo-lhes o direito à vida.” O Lar dos Idosos estará realizando uma missa em comemoração aos 51 anos da instituição na próxima segunda-feira, dia 06.

Blog do Valente

SAJ: Recadastramento de veículos permissionários tem início nesta segunda, 06

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT), dará início nesta segunda-feira, dia 06, ao Recadastramento dos veículos do Sistema de Transporte Público.

O processo vai até o dia 07 de fevereiro para veículos e permissionários (táxis e escolares). De 10 de fevereiro até 20 de março será a vez dos veículos alternativos. Os proprietários dos veículos devem comparecer ao Serviço de Atendimento Municipal (SAM) munidos dos documentos pessoais e dos automóveis. As vistorias serão realizadas na sede da SMTT.

O Secretário da Pasta, Clovis Esequiel, destaca que com o cadastro, os transportes são vistoriados e regularizados o que é importante para a segurança da população, principalmente para as crianças: “Valorizar os permissionários também é importante, combatendo os clandestinos que atuam a margem da Lei. Na primeira semana de aulas, haverá fiscalização dos veículos que atuam no transporte escolar,” afirma.

Ascom/ PMSAJ

Morador de Santo Antônio de Jesus que estava desaparecido foi encontrado preso

Foto: Divulgação/ Familia

Cosme de Jesus Santos, 56 anos, morador de Santo Antônio de Jesus que estava desaparecido desde o dia 25 de dezembro de 2019, foi encontrado na 4ª Coorpin.

Em entrevista, Fábio, filho de Cosme, relatou que seu pai teve o carro apreendido por dirigir embriagado.

“Ninguém soube informar nada, o carro estava aqui e ninguém viu. Depois que atualizou o banco de dados que descobriu que era ele”, disse. Segundo ele, a família está aguardando a decisão da polícia para liberar Cosme.

Reportagem: Wellington Macedo/ Rádio Recôncavo  | Redação: Blog do Valente

Cachoeira: Corpo de homem é encontrado dentro de residência

Na manhã desta quinta-feira, dia 02, o corpo de um homem foi encontrado no interior de uma residência na localidade do Capoeiruçu, zona rural do município de Cachoeira.

O cadáver identificado como sendo de Caíque Sena Passos foi achado em estado de decomposição pela sua esposa ao retornar de viagem.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias da morte. O DPT foi acionado e fez a remoção cadavérica.

Forte na Noticia

Chuva e vento forte causam estragos em cidades do Recôncavo

Ao menos 3 cidades do recôncavo foram atingidas pelo temporal que caiu na região na tarde desta quarta-feira, dia 01. As localidades de Lagoinhas, Nova Aparecida, em Cabaceiras do Paraguaçu, foram as mais atingidas pelo fenômeno climático que derrubou árvores, muros, destelhou casas e quase deixou pessoas desabrigadas. Segundo um comerciante que preferiu não ter o nome divulgado, a cunhada dele fraturou uma das pernas ao ser atingida por um cajueiro que foi derrubado pela ventania.

“Moro aqui há mais de 45 anos, essa é a primeira vez que vejo algo assim”, contou. O morador disse ainda que assim que começou a chuva e o vento forte, ele tentou colocar o carro na garagem e por muito pouco não foi atingido por um galho de uma árvore que foi arrancado pelo vento. “Assim que eu manobrei o carro percebi que a ventania tinha arrastado um galho em minha direção, mas por sorte conseguir frear a tempo de evitar o pior”, acrescentou. O fenômeno provocou interrupção no fornecimento de energia e no abastecimento de água nos municípios atingidos.

Em Cruz das Almas o povoado atingido foi a comunidade da Piaba. O vento forte arrancou árvores pela raiz e uma delas caiu e por muito pouco não atingiu uma residência. Caso semelhante aconteceu na cidade vizinha de Sapeaçu, na Quimba de Lau. O temporal também destelhou casas e derrubou árvores, deixando moradores apreensivos e trancados dentro de suas residências. “Parecia um furacão, algo assustador que nunca tinha visto em nossa região”, disse Mario Soledade, durante entrevista. Moradores das áreas atingidas contabilizaram prejuízos e aproveitaram esta quinta-feira, dia 02, para recuperar aquilo que sobrou.

Reportagem: Panorama FM 93 | Redação: Forte na Notícia