Lençóis, Andaraí, Teolândia e Santo Amaro recebem WI-FI grátis do Conecta Bahia

Fotos: Secti | Montagem e edição: Tribuna do Recôncavo

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) implantará até o final deste ano, WI-FI grátis em 375 praças em toda a Bahia, totalizando um investimento de R$ 11,2 milhões.  Nesta 3ª semana de agosto as cidade de Lençóis, Andaraí, Teolândia e Santo Amaro foram beneficiadas pelo programa que já entregou WI-FI em 36 praças de 18 municípios diferentes.

Em Lençóis o sinal está liberado nas Praças Octaviano Alves, Maestro Clarindo Pacheco e Rua da Igreja. Em Andaraí o WI-FI da rede Conecta Bahia pode ser acessado nas Praças Celestina Maria de Jesus e José Gomes da Silva. Em Santo Amaro pode ser acessado na Praça da Purificação, e em Teolândia na Praça João Pastorinho de Assunção. Nos próximos dias, Irecê, Lapão, Planalto e Poções também receberão o sinal de internet.

O projeto de WI-FI grátis visa reduzir a desigualdade social, principalmente entre a população mais vulnerável que, muitas vezes, não tem condições de pagar um pacote de dados. O secretário da Secti, André Joazeiro, ressalta que além das cidades, a zona rural também será contemplada com o projeto piloto Conecta Bahia Rural, que prevê beneficiar, inicialmente, 23 localidades em povoados mais afastados das sedes dos municípios.

Redação: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo® | Informações: Secti

Agricultoras de Andaraí, Boninal e Marcionílio Souza recebem títulos de terra

Foto: Divulgação

Agricultores e agricultoras familiares dos municípios baianos de Andaraí, Boninal e Marcionílio Souza, no território de identidade Chapada Diamantina, passaram a ser, oficialmente, donos das terras em que vivem, a partir da entrega, nestas segunda (8) e terça (9), de 137 títulos de terra já registrados em cartório.

A iniciativa foi concretizada pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Forte, e com a Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), que viabiliza a entrega do título já registrado em cartório.

A regularização fundiária fortalece a agricultura familiar e o título de terra garante aos agricultores e agricultoras familiares a segurança jurídica e a sucessão rural. A iniciativa possibilita ainda a permanência das famílias no campo com qualidade de vida. (mais…)

Falha em componente da rede elétrica provoca queda em municípios da Chapada Diamantina

Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

A Coelba informou, nesta sexta-feira, dia 11, que “uma falha em componente da rede elétrica provocou” queda de energia em ao menos três municípios da Chapada Diamantina. Foram elas: Lençóis, Andaraí e Iraquara.

A fornecedora disse ainda que a energia já foi restabelecida a 94% dos clientes. Porém, na cidade de Lençóis, moradores se queixam que a luz não voltou até a manhã desta sexta. A instabilidade começou na tarde de ontem, por volta das 16 horas, e se estende até o momento.

“Devido à complexidade do serviço e dificuldade de acesso à ocorrência – local de mata fechada, técnicos da distribuidora seguem atuando ininterruptamente desde o final da tarde da última quinta-feira, dia 10, para restabelecer o fornecimento de energia de todas as unidades”, disse a Coelba em nota.

Metro1

Andaraí: Frigorífico da Chapada vai gerar 3 mil postos de trabalho

Foto: Camila Souza/ GOVBA

A região de Andaraí (BA), na Chapada Diamantina, já conta com um novo e moderno frigorífico, que está atendendo mais de 3,2 mil produtores, entre pequenos, médios e grandes. Somente na unidade, foram gerados 230 empregos diretos e aproximadamente 800 indiretos.  A estrutura, idealizada pelo empresário e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, tem capacidade de abater até 400 animais por dia e para processar 168 tipos de produtos, de embutidos aos cortes mais sofisticados.

Presente na inauguração, o governador Rui Costa destacou a atuação do Governo da Bahia no incentivo para que a iniciativa privada tenha facilidade para investir no estado. “Nós estamos intensificando a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) não só como ente de fiscalização ou de regulação, mas o ente que apoia, incentiva e estimula a produção. E por isso, esse empreendimento aqui, eu tenho absoluta certeza, eleva o padrão de qualidade da produção de carne da Bahia. E vai ter um impacto positivo na geração de emprego, de renda e na economia de toda a Chapada. E nós vamos apoiar os produtores para que se utilizem dessa ferramenta para melhorar a renda, seja do pequeno, do médio ou do grande produtor”, afirmou o governador.

O complexo de produção – numa área total de 180 mil metros quadrados (m²), sendo 15 mil m² de área construída – abriga cinco fábricas, que serão responsáveis por processos que irão do abate a desossa, passando pela industrialização, salga e beneficiamento de produtos não comestíveis.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: GOVBA

Andaraí: Incêndio atinge vegetação nos Parques Nacional e das Cachoeiras

Imagem Ilustrativa | Foto: Pixabay

Um incêndio atingiu uma vegetação no município de Andaraí (BA), na Chapada Diamantina, na manhã dessa última terça-feira, dia 6. O fogo, que se estendeu durante todo o dia, queimou uma parte do Parque das Cachoeiras, avançou para o Parque Nacional e chegou na divisa do município de Andaraí com Mucugê.

As chamas já foram controladas e não houve feridos, porém equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e brigadistas da região permaneceram no local por algumas horas para evitar que novos focos das chamas se espalhem. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: G1/ Bahia

Andaraí confirma primeiro caso de Covid-19

Imagem de Visuals3D por Pixabay

A prefeitura de Andaraí (BA), na Chapada Diamantina, confirmou o primeiro caso de Covid-19 (novo coronavírus) no município.

Trata-se de uma paciente de 50 anos que veio de São Paulo esta semana. Ela estava em isolamento social e ao apresentar um desconforto respiratório, foi encaminhada para o Hospital Municipal onde foi feito o teste rápido. O caso não encontra-se registrado no último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Até esta terça-feira, dia 26, Andaraí tinha três casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus aguardando resultados de exames. 60 pessoas estão sendo monitoradas.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias