Há dois anos acontece no município de Varzedo no Recôncavo baiano, o projeto esportivo denominado “Segundo Tempo”. Trata-se de um programa federal em parceria com o estado via Sudesb, e com o apoio do município, cujo foco é fazer com que os alunos de até 15 anos de idade estudem em um turno e pratiquem esporte no outro.

Na manhã desta última terça-feira (20/10) aconteceu na Quadra Poliesportiva de Varzedo um torneio, praticamente encerrando o projeto que chega ao fim no próximo dia 30 de outubro. Participaram da competição quatro times do programa “Segundo Tempo” e dois dos alunos da Escola Zenaide do Tabuleiro do Castro, sagrando-se campeão um dos times do programa “Segundo Tempo” e vice, o time vespertino da Escola Zenaide.

O Portal Tribuna do Recôncavo ouviu o professor Isael Santiago, que ressaltou a importância do jovem praticar atividades esportivas. “Vejo o esporte como uma grande ferramenta de inclusão pedagógica e social. Diante de uma geração tão prejudicada com a falta de estrutura familiar percebemos o quanto essas crianças e jovens estão desprotegidos, e o esporte é capaz de resgatar essa auto-estima deles, contribuindo muito para sua formação como cidadão participativo e pronto para enfrentar às dificuldades da vida. Porque o esporte é vida”, concluiu Santiago.

O projeto Segundo Tempo em Varzedo está sendo acompanhado pela coordenadora pedagógica, Débora e pelo diretor de esportes João. (Reportagem: Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo)

Varzedo: Torneio de Futebol do programa "Segundo Tempo" tira estudantes da ociosidade - varzedo, esporte, destaque