O Movimento Negro da cidade de Varzedo, no Recôncavo baiano, está realizando uma série de atividades em alusão ao dia de Consciência Negra. Na manhã desta última quarta-feira (18) houve a Caminhada Black pelas ruas da cidade, e às 16h aconteceu na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública, que discutiu sobre a criação da Secretaria Municipal de Cultura e a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas pela Promoção da Igualdade Racial.

Em entrevista concedida ao repórter Hélio Alves, a professora e pedagoga, Lucivane Costa, afirmou que esse projeto já está pronto. “Pleiteamos agora a aprovação e sanção do mesmo, pois assim conseguiremos recursos para dar continuidade aos eventos e atividades do Movimento Negro”, disse.

Ainda de acordo com a professora Lucivane, por não ter a Secretaria de Cultura, o município de Varzedo só realiza a Festa do aniversário da cidade, no dia 13 de junho, o São João e as atividades do Movimento de Negro.

Programação: Houve também nesta quarta-feira na cidade de Varzedo, um Sarau com o grupo da terceira idade e Sessão de Cinema. Já nesta quinta (19) acontece no Salão Paroquial, a partir das 9h da manhã, uma Oficina de Artes com maquiagens, penteados, grafitagem, pinturas e Oficina de Poesias. Também será exibido nesta quinta-feira um documentário em homenagem as personalidades negras da cidade, como rezadeiras etc.

Nesta sexta-feira, dia 20 a partir das 19h, vai ser realizado na Quadra Poliesportiva o Desfile Beleza Negra, que será animado por apresentações afro, apresentação da Fanfarra de Varzedo e intervenções poéticas. Participe! Essas atividades são realizadas pelo Movimento Negro, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e comercio local. (Redação: Tribuna do Recôncavo | Fotos: Varzedo News)

Varzedo: Continuam nesta sexta (20) as atividades em alusão ao dia da Consciência Negra - varzedo