VALENÇA tem dendê, tem camarão e tem carnaval em Guaibim - valenca, carnaval-2016Turistas e nativos foram os protagonistas do Carnaval da praia de Guaibim em Valença, terra do camarão, Baixo Sul da Bahia, que teve início no último sábado, dia 06 e encerrou nesta segunda-feira (08). A folia de Momo começou com o arrastão cultural puxado pela Filarmônica 24 de Outubro e a Escola de Samba Filhos da Mangueira.

“Se Salvador tem gente movida por dendê, o que dizer da Costa do Dendê, onde se come a melhor moqueca de camarão do Mundo”? questionou Raquel Silveira, turista de Vitória da Conquista, que veio ao Guaibim para descansar, mas aprovou a iniciativa da prefeitura de Valença, através das secretarias do Turismo e Cultura para brincar o carnaval, que sugere um enredo diferente, mas, que, nem por isso, faltou animação.

Ao som dos antigos carnavais; e muito samba no pé, o arrastão era um convite para crianças jovens e adultos participar de uma festa, antes de tudo, com muita paz. Para isso, o governo de Valença colocou toda a sua equipe de plantão, com o posto de Saúde funcionando 24 horas, salva-vidas e a Guarda Municipal organizando o trânsito. A Polícia Militar também montou um posto fixo e colocou uma equipe para realizar rondas e dar tranquilidade aos nativos e visitantes.

No domingo (07), a festa continuou com o bloco As Pedritas, baile infantil com o Grupo Baianos e Cia, Samba de Improviso, Karamba na Cara e Fábio Márcio. O Carnaval de Guaibim encerrou nesta segunda (08) com o Bloco GuaiBicha, Filarmônica 24 de outubro com Bonecos Gigantes, entre outras atrações. (Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM)