A chegada do navio MSC Fantasia, prevista para a próxima segunda-feira (19), no Porto de Salvador, marca o início da alta temporada de cruzeiros marítimos na Bahia. A estimativa, baseada em dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), aponta para a chegada de 240.957 turistas, entre os portos da capital e de Ilhéus, até  21 de abril de 2019.  O incremento médio é de 7% em relação à temporada anterior.

O desembarque de passageiros aquece a economia local e movimenta pontos turísticos nas proximidades do porto de Salvador, como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e o Pelourinho, no Centro Histórico. Comerciantes do Mercado Modelo, por exemplo, têm boa expectativa. “O volume de vendas cresce em até 60%, principalmente, no mês de janeiro”, afirma Abdala Abib Neto, proprietário de loja no andar térreo.

O comerciante de artesanato Jorge Reimão torce por uma temporada de boas vendas. “Os turistas gostam de comprar nossas mercadorias para levar de lembrança para os parentes e amigos”, diz. Para o gerente de uma galeria,  José Roberto, a instabilidade econômica já passou. “A partir de 1º de janeiro as coisas vão melhorar,  e o poder de compra dos turistas vai aumentar”, declara, confiante na demanda por cachaças baianas, castanhas e cocadas.

Graça Marques, gerente de restaurante instalado no andar superior do Mercado Modelo, diz que a venda de alimentos dobra durante na alta estação.   “Este ano foi bom, teve bastante turista na cidade. Com o incentivo da novela ‘Segundo Sol’, acho que teremos um verão melhor ainda. A chegada desses navios aumenta a movimentação”.

O secretário do Turismo da Bahia, José Alves, observa que o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos se consolidou e apresenta excelentes resultados.  “Temos aqui alguns dos principais destinos litorâneos do país que registram expansão da atividade turística, razão maior do otimismo do setor com a chegada da temporada de navios”.

 

Cruzeiros

No total, estão previstas 48 escalas de navios e o desembarque de 163.773 passageiros, somente em Salvador. Em Ilhéus, serão 20 escalas e 77.184 passageiros. O maior navio a atracar no porto da capital é o MCS Seaview, com capacidade para 5.210 passageiros.  Suas escalas começam no início de dezembro e seguem até meados de fevereiro. Também estão no roteiro dos portos baianos navios como MSC Orchestra, MSC Poesia, Costa Favolosa e Sovereign, dentre outros.

Repórter: Eduardo Bastos/SETUR