O Portal Tribuna do Recôncavo entrevistou neste sábado (09/04) a jovem  santoantoniense Marize Fonseca de Oliveira, que recentemente foi aprovada em primeiro lugar no vestibular da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) para o curso de Medicina.

Marize é filha do casal Lucilene Fonseca de Oliveira, vitralista (especialista de arte sacra) e Maurino Reinaldo de Oliveira, empresário do ramo de cosméticos. Em Santo Antonio de Jesus Marize estudou até a quarta série na Escola Nobre e posteriormente foi para a Coopeducar.

Hélio Alves- Em que ano você concluiu o Ensino Médio?

Concluí em 2008. Em 2009 comecei a cursar Nutrição [na UFRB]. Concluí a graduação em 2013, adiantei o curso porque já tinha em mente que queria medicina. Tentei por 2 anos.

12966318_1160930310608150_1132156170_nHélio Alves- Você fez cursinho?

Marize Fonseca- No primeiro ano, fiz vários cursinhos ao mesmo tempo, o que me deixou sem tempo de estudar em casa e fazer exercícios. Isso acabou me prejudicando, de certa forma.  Mas, no segundo ano, me organizei melhor e optei pelo Gregor Mendel de Feira de Santana e assinei as matérias de Biologia e Física na Vest Cursos (on-line).

Hélio Alves- Como foi para você ficar em primeiro lugar em medicina na UEFS?

Marize Fonseca- Ver meu nome na lista foi extraordinário. Foi um sentimento de conquista e realização porque, sem dúvidas, essa foi a busca mais difícil da minha vida. E também porque não tinha como ser melhor: foi na Universidade que eu escolhi. Sou muito grata a Deus por ter iluminado o meu caminho e marcado a minha vida com essas realizações.    O primeiro lugar foi um bônus: passar folgado deu a impressão de que era preciso muito mais pra me impedir de passar em medicina. E de repente tudo o que achei muito difícil pareceu muito pequeno.

Hélio Alves- Medicina sempre foi o curso almejado por você?

Marize Fonseca- Não. Só comecei a pensar em fazer medicina cursando Nutrição, ao pegar disciplinas da área clínica. No estágio de Nutrição Clínica, sentir o cheiro do hospital e poder melhorar o quadro clínico das pessoas me fazia muito feliz. Quando entrei na sala dos estagiários de medicina e conversei com eles, desejei estar lá. Então tive certeza: assim que eu me formasse, tentaria Medicina.

Hélio Alves- Qual a sua mensagem para os jovens que ainda não foram aprovados no Vestibular?

Marize Fonseca- Força de vontade e determinação são fundamentais. Por vezes, vai bater o desânimo e aquela sensação de que chegamos no limite. Mas acreditem: vocês podem muito mais. Deem uma pausa, façam algo de que gostem, sem perder o foco (eu costumava jogar, nem que fosse apenas uma pista no Need for Speed, quando o tempo estava muito apertado)… depois finjam que é um dia novo e recomecem. Resolvam bastantes questões, especialmente da prova que irão fazer (a prova segue um padrão e isso evita que vocês caiam nas “pegadinhas”). Descubram o horário em que vocês rendam mais e explorem isso. Revisem muito.

Quando vocês alcançarem o objetivo, irão ver que não é só o topo que importa, mas a trajetória. Todos os erros, abdicações e esforços valem à pena e fazem parte da conquista. É um processo. A vida não vai começar só quando você for aprovado, então saiba aproveitar as coisas valiosas que aparecem nesse caminho! Não liguem se “o tempo passa e a idade vai aumentando”: sonhos não envelhecem e números sozinhos não dizem nada! O seu valor não se resume a uma reprovação, então não a encare como derrota, e sim como mais um passo em busca do seu sonho. Eu também não passei de primeira. O importante é acreditar e não desistir!

Vale ressaltar que em 2015 Marize foi aprovada em primeiro lugar no vestibular de odontologia da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), foi aprovada pelo ENEM para o curso de engenharia mecatrônica na UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei em Minas Gerais) e foi contemplada com uma bolsa na UNIFACS para o curso de engenharia.  “Mas vou cursar mesmo é medicina (risos)”, concluiu Marize. (Reportagem e redação: Tribuna do Recôncavo)

12968701_116093077060810rrrr4_1052063527_nCOMENTÁRIOS:

Anderson Fonsêca Santana: Parabéns Conterrânea ou até quem sabe prima….kkkk !!! Que o Senhor ilumine sua nova caminhada !

Aproveite e curta a nossa fanpage. Clique Aqui