Com o tema “QUEM AMA SE TOCA” aconteceu na Praça Padre Mateus, na manhã deste sábado (03/11), a 3ª Ação Mulher – uma feira de saúde em alusão ao Outubro Rosa, desenvolvido pela liga acadêmica de patologia da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Santo Antônio de Jesus.

Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, a estudante de medicina Edna Moura, natural de Santo Estevão, contou que foram realizados dosagem de glicemia, aferição de pressão, entre outras ações, além de uma nutricionista que deu dicas de alimentação saudável. “Como estudante de uma universidade pública nós temos um papel social, e dentre as ações da UFRB, está a retribuição nas comunidades de todo aprendizado que temos dentro da universidade”, disse Moura.

Para Jorge Nihei, professor de todos os cursos na área de saúde da UFRB, essas ações realizadas pela universidade nas comunidades são essenciais para o desenvolvimento do aluno. “Esses profissionais vão ter uma formação diferenciada, uma vez que já tem esse contato com a comunidade. E esperamos que esses profissionais formados na UFRB tenham um olhar mais sensível para com as pessoas, não só enxergando a doença, mas enxergando todo o ser integral, para tratar não só a doença, mas o emocional da pessoa”, concluiu Nihei.

Texto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo