Aconteceu em São Miguel das Matas nesta última segunda-feira (23/07), na Escola Manoel Josino, a reunião mensal do colegiado escolar do Polo II. Estiveram presentes o diretor Marcio Messias, a coordenadora pedagógica Patricia, a presidente do colegiado Ivanice de Jesus, a secretaria Célia, e Diana do Conselho Fiscal.

O colegiado escolar é um conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes e o representante da comunidade local, por meio de eleição direta e secreta envolvendo todas as pessoas da escola. O colegiado tem mandato de dois anos e se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola.

Isto significa que o colegiado pode discutir o processo e os resultados da aprendizagem obtida pelos estudantes, aconselhar ou apoiar a equipe gestora nas questões pedagógicas e administrativo-financeiras, acompanhar e avaliar as ações e projetos desenvolvidos pela escola, além de ser essencial na mobilização, principalmente, de outros estudantes e das famílias para assumir a educação como um bem familiar e social.

Quando o colegiado participa efetivamente da gestão escolar amplia-se o diálogo com a comunidade, combate-se as práticas autoritárias, cria-se variadas oportunidades de fortalecer o vínculo e integração entre a escola, a sociedade e o território, convergindo para a contextualização de um currículo escolar focado no sucesso do estudante como cidadão. O colegiado do Polo II em São Miguel das Matas tem como presidenta Evanice de Jesus, e como tesoureira Maria Célia.

Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM

Foto: Divulgação