Com as facilidades da vida moderna, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde. Manter uma dieta equilibrada e introduzir a atividade física na rotina são premissas básicas para ficar longe das doenças.

Em São Miguel das Matas no Vale do Jiquiriçá, alguns grupos tem se organizado e realizado pedaladas cotidianas como forma de manter a saúde e a coletividade, estreitando os laços de amizade entre as pessoas.

Andar de bicicleta faz bem para o coração: Por se tratar de um exercício aeróbico, a bicicleta estimula a frequência cardíaca e o músculo do coração. Entretanto, não é indicado para quem sofre de insuficiência.

Andar de bicicleta emagrece: Andar de bicicleta queima calorias e também reduz o percentual de gordura do corpo. Por isso, após algumas semanas de prática, já é possível observar a redução do manequim.

Andar de bicicleta fortalece as pernas e a barriga: Pedalar também trabalha os grandes grupos musculares das pernas, além de estimular a contração do abdômen, já que exige postura do ciclista. Por essas razões, andar de bicicleta tonifica as pernas e a barriga.

Andar de bicicleta não tem impacto nas articulações: Por ser um exercício que se pratica sentado, a bicicleta não é um exercício de alto impacto ou sobrecarga para as articulações. Exatamente por este motivo, é indicado para iniciantes e é, também, um ótimo exercício para quem está acima do peso. (Tribuna do Recôncavo) – (Redação:criativaonline).