Na noite desta terça-feira (29/01), o Padre Marco Antônio foi empossado pároco da Paróquia São Filipe e São Tiago, em São Felipe-BA, sua terra natal. Uma multidão lotou a Praça da Matriz para assistir a missa de posse, que foi presidida pelo bispo da Diocese de Amargosa, Dom Valdemir Ferreira.

Em seu discurso Padre Marco falou que deixou a cidade de São Felipe em janeiro de 1991, quando tinha 18 anos, para ingressar no Seminário. “Embora ainda muito menino eu sabia que nunca seria fácil, pois é o próprio Jesus que nos fala que ninguém pode segui-lo sem tomar consigo a Cruz, sem sofrer perseguições e fazer renúncias, mas eu também confiava e cada vez mais confio que Ele nos dar muito mais do que a missão nos tira, pois quando Deus fecha uma porta Ele abre muitas outras…”, disse.

 

Padre Marco sobre a Paróquia São José do Andaiá

“Viver esses 6 anos na cidade de Santo Antônio de Jesus, na Paróquia São José do Andaia, pra mim foi graça de Deus, aprendi muito com o povo querido daquela cidade e em especial com o povo daquela paróquia. Foi um tempo de construirmos juntos o reino de Deus, de vivermos a graça do evangelho, mas a missão é exatamente assim, o próprio Jesus não permanecia a vida inteira no mesmo lugar, Ele sentia a necessidade de ir ao encontro de outros irmãos e irmãs”.

Padre Marco concluiu pedindo aos paroquianos da Paróquia São José que acolham bem o Padre Valmiro. “Peço a vocês que com o mesmo amor que me acolheram que acolham também o Padre Valmiro, e que façam com ele esse mesmo caminho bonito de fé”.

Foto: Jenilson Pereira

Padre Marco sobre a Paróquia São Felipe

Foi me dado esse desafio e esse grande presente de ser padre na cidade de São Felipe, minha terra natal, um chão que conheço de perto e que já amo desde que nasci, foi aqui que vivi toda minha infância, inclusive a minha história de fé. Então, pra mim, ser acolhido hoje como padre dessa cidade é dom de Deus, é um presente que nunca vou esquecer, e o modo que tenho de retribuir a Deus esse presente é fazendo o máximo que eu poder para servir a esse povo que tanto amo”.

 

Dom Valdemir sobre os padres Marco e Valter

Em sua pregação Dom Valdemir agradeceu ao Padre Marco por aceitar retornar para São Felipe, pois, nem todos querem, como sacerdote, servir ao povo de Deus na sua terra natal.

Na oportunidade, Dom Valdemir recordou a missão de 6 anos do Padre Valter Moura a frente da Paróquia São Filipe. “A ele a nossa gratidão, o nosso abraço e a nossa ternura. E se em alguns momentos ele deixou de fazer alguma coisa, certamente para Deus ele fez muito mais, pois Deus nos recompensa pelo que fazemos para o seu reino. Padre Valter, certamente, receberá ou já recebeu a sua recompensa”, disse o bispo.

Vale lembrar que o Padre Valter Moura, que estava em São Felipe, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Brotas, em Milagres. Já o Padre Valmiro Santiago, que estava em Varzedo, foi transferido para a paróquia São José do Andaiá, em Santo Antônio de Jesus.

Texto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Foto: Jenilson Pereira

VEJA MAIS FOTOS EM NOSSA FANPAGE. CLIQUE AQUI!