Nesta terça-feira (27/11) será o dia da consciência negra na Escola Cultural Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza. A programação do evento, contará com apresentações artísticas e exibição de filmes. O evento “O dia da consciência negra” fará uma homenagem a Mãe Stella de Oxóssi, a mãe de santo mais famosa do Brasil.

Atualmente residindo em Nazaré, com 93 anos de idade, Mãe Stella é uma grande defensora dos direitos humanos e é referência no combate ao racismo e intolerância religiosa. Foi a primeira Ialorixá a receber o título de “Imortal” pela Academia de Letras da Bahia.

O evento propõe, além desta homenagem, apresentações estudantis de poesia, teatro e exibição de filmes com presença do diretor para realização de debate. O evento contemplará o público no turno matutino com diversas apresentações artísticas de poesia, dança e teatro. A noite, o evento exibirá os filmes (A vida é pra valer) do diretor Marvin Pereira, e Diários de Classe com direção de Maria Carolina da Silva e Igor Souza.

 

PROGRAMAÇÃO:

Local: Pátio da Escola Cultura

Das 08H às 10H – Oficina de turbante com Aline Santos

 

Local: Auditório da Escola Cultural

08:30h – Apresentação do Evento e Homenagem a Mãe Stella (Nájla Vitória)

09:00h – Intervenção estudantil sobre racismo – Alunas Suellen Froes, Adriana Moraes e Gisele Silva.

09:15h – Jogral – Alunos (Lorena Soares, Nájla Vitória e Manoel Alexandre)

09:30h – Apresentação Grupo (Arte com as mãos)

10:00h – Grupo de capoeira da creche vinha de luz (Capoeira infantil)

10:15h – Exibição de filmes (A vida é pra valer – Dir. Marvin Pereira) e debate

12:00 – Encerramento

 

Local: Auditório da Escola Cultural

19H – Exibição de filmes (A vida é pra valer – Dir. Marvin Pereira) e Diários de Classe – Dir. Maria Carolina da Silva e Igor Souza) sessão seguida de debate com realizador Marvin Pereira e representantes do Coletivo Negro de Nazaré.

 

Sinopse dos filmes:

A vida é pra valer – Dir. Marvin Pereira

Ficção – 24mA trama conta a história de Cristóvão, adolescente que precisa assumir as responsabilidades dos seus pais e arcar com as dívidas deixadas por seu pai Antônio ao carrasco Seu Adolfo. Com uma linguagem que flerta entre o lúdico e o realismo fantástico o curta traz referências do novelismo rural.

 

Diários de Classe – Dir. Maria Carolina da Silva e Igor Souza

Documentário – 1h15m

diariosdeclasse.jpg

Em três salas de aula para adultos se destacam três mulheres que têm em comum o desejo de melhorar de vida por meio do estudo. Vânia frequenta as aulas no presídio feminino enquanto acompanha o lento desenrolar de seu confuso processo criminal, a empregada doméstica Maria José todas as noites vai às aulas da Educação de Jovens e Adultos levando junto a filha pequena, e a adolescente transsexual Tifany busca se adaptar à vida em abrigo e ser tratada pelo nome que escolheu, não mais pelo que consta em seus documentos.

 

Serviço

O que:  O Dia da Consciência Negra

Local: Escola Cultural Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza

Endereço: Rua Clemente Caldas, 16, Mulungus, Nazaré/BA

Horários: 08H e 19H

Mais informações: nazare@escolasculturais.org.br

Grátis

ASCOM