Nesta terça-feira (13/11), acontecerá na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, o Dia Internacional da Animação – mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais.

Com entrada franca, a data será comemorado em centenas de cidades de todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal. Desde 2004, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), realiza o Dia Internacional da Animação (DIA), que é o maior evento de exibição simultânea do país.

O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não tem salas de cinema. 

Há 15 anos, o evento vem se consolidando cada vez mais, passando a fazer parte do calendário cultural de vários municípios. O evento também disponibiliza para as cidades participantes versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo.

O projeto é viabilizado através de leis de incentivo por meio de editais do Ministério da Cultura e Secretaria de Audiovisual via Fundo Nacional da Cultura. Ampliar o acesso ao conteúdo das mostras para fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA.

Tendo como principal objetivo, apresentar um panorama mundial do cinema de animação, o evento será realizado em três sessões. (Mostra Infantil, Mostra Nacional e Mostra Internacional). A sessão infantil será realizada com recursos de acessibilidade com legendas em Libras.

Além da programação com exibição de filmes das mostras, o evento contará com a participação do animador baiano Fred Sá Teles,  natural da cidade de Morro do Chapéu, formado em Cinema pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Que comentará sobre as técnicas de animação utilizada em cada filme e responderá as perguntas dos presentes interessados em debater os filmes. Além da exibição de seu curta-metragem de animação intitulado (Submarino Aventura).

 

Programação

Dia 13/11 às 09H – Mostra Infantil
Classificação Indicativa: Livre

Dia 13/11 às 15H – Mostra Nacional
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Dia 13/11 às 19H – Mostra Internacional
Classificação Indicativa: 12 anos

Local: Escola Cultural Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza
Endereço: Rua Clemente Caldas, 16, Muluguns, Nazaré-BA

Saiba mais em: http://www.abca.org.br/dia/cidades-2018/bahia2018/nazare/

ASCOM