O Encontro Estadual de Mototaxistas será realizado na próxima segunda-feira (13), na sede da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). Os motoristas reivindicam a diminuição da quantidade de vistorias feitas durante o ano pelo Detran, a isenção de alguns impostos na compra do veículo, pontos fixos para os mototaxistas em locais das cidades e grandes eventos e financiamento do Banco do Nordeste para a aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“A regulamentação nacional, de 2009, precisa virar uma realidade nos municípios”, defende o presidente de Fenamotos e Aspromotos, Osvaldan Tupyassu. A opinião é apoiada pelo secretário municipal de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas, Mauro Cardim. Para ele, a valorização desse profissional tem impacto positivo na segurança do trânsito.

“Os poderes públicos precisam reconhecer, de fato, a importância do trabalho dos profissionais mototaxistas para a mobilidade urbana e implantar a regulamentação e efetivação dos direitos e deveres destes profissionais do setor de transportes. Em percursos mais curtos, por exemplo,  a categoria presta um serviço essencial à população das comunidades”, ressaltou Cardim.

Com debates organizados por diversas entidades representativas da categoria, o encontro é fruto de uma iniciativa do vice-líder do governo na Casa, o deputado estadual Angelo Almeida (PSB). O deputado federal João Carlos Bacelar (Podemos) também estará presente no evento.

Bahia Noticias