O Monumento às Bandeiras, na Praça Armando Salles de Oliveira, no Ibirapuera, e a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, amanheceram cobertos de tinta colorida na manhã desta sexta-feira (30). As estátuas foram vandalizadas com tinta rosa, verde e amarela. Também foram encontradas cascas de ovos perto da estátua.

Nesta manhã, os atos de vandalismo viraram assunto nas redes sociais e os termos “Borba Gato” e “Bandeiras” apareceram entre os temas mais comentados no Twitter. Procurada, a Guarda Civil Metropolitana ainda não se pronunciou sobre o caso. Encravada na Praça Augusto Tortorelo de Araújo, na Zona Sul, a estátua de Borba Gato foi inaugurada em 27 de janeiro de 1963 como parte das comemorações pelo quarto centenário de Santo Amaro.

Com quase 13 metros de altura e revestida de um mosaico de pedras coloridas de basalto e mármore, a obra é do escultor Julio Guerra. De autoria do escultor Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras fica localizado próximo ao Parque do Ibirapuera. A escultura foi inaugurada em 1954 na ocasião da celebração dos 400 anos da cidade de São Paulo. (Veja)