Noventa estudantes da região do Recôncavo Baiano têm muito a comemorar. Eles fazem parte da primeira turma dos três cursos superiores oferecidos pelo Instituto Federal da Bahia, no seu campus de Santo Antônio de Jesus. São jovens e adultos que buscam nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de computadores e Produção Multimídia a oportunidade de mudar a sua vida profissional. Integrante da turma de Produção Multimídia, Alan Nascimento, 25 anos, residente no município, fala da sua expectativa em relação ao IFBA e ao curso “a instituição possui uma ótima estrutura para o que promove, além de uma equipe qualificada e de maestria.

Vejo como uma grande oportunidade de, para além de me qualificar, ampliar meus conhecimentos e abrir um leque de possibilidades profissionais, já que essa área está em ascensão no Brasil e no mundo”. O IFBA comemorou o início das aulas em Santo Antônio de Jesus com uma aula Magna ministrada pelo Diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o santoantoniense Gorgônio Araújo, que trouxe como tema “A importância da interiorização do ensino da tecnologia da informação para o desenvolvimento da Bahia”. O campus de Santo Antônio de Jesus conta com 12 salas de aula, 09 laboratórios, biblioteca, sala de videoconferência, ginásio de esportes e auditório.

Possui acesso à internet de alta velocidade e computadores disponíveis e mobiliário adequado às suas atividades. A estrutura também é dotada de acessibilidade com rampas e piso tátil. Está instalado em um setor urbano de franca expansão, tendo em sua circunvizinhança o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo e a Policlínica do Recôncavo, onde vem se fortalecendo a implantação de um Polo de Saúde, meta de desenvolvimento do governo do estado para a região. O IFBA se insere neste contexto como forte parceiro na criação de um núcleo para desenvolvimento de tecnologias em saúde. (Ascom)