O Hospital da Mulher realizará, no próximo sábado (20), a partir das 7h, uma triagem para realização de consultas com o serviço de mastologia. Cerca de 250 pacientes serão contempladas e receberão atendimento ainda no mesmo dia. As mulheres que não forem atendidas durante o período serão cadastradas para serem atendidas posteriormente nos meses de outubro e novembro. Ao todo, 500 pacientes serão contempladas com o serviço.

Para ser atendida, a paciente deve comparecer à unidade munida de RG, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). É obrigatório apresentar a requisição (guia do SUS) para consulta com profissional da mastologia ou ultrassonografia e/ou mamografia indicativa de suspeita de lesão cancerígena (BIRADS 4, 5 e 6).

O Hospital: Unidade de referência estadual no diagnóstico e tratamento dos principais agravos que acometem a mulher, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, localizado no Largo de Roma, em Salvador, já atendeu, desde a sua inauguração, em janeiro de 2017, mais de 160 mil mulheres. Destes, mais de 30 mil atendimentos foram realizados pelo serviço de Mastologia.

O hospital também possui uma unidade itinerante, a Unidade Móvel do Hospital da Mulher, a qual percorre todos os municípios do interior baiano e região metropolitana de Salvador, realizando rastreamento para o diagnóstico de câncer de mama e colo do útero, através de mamografias e preventivos. Em 2018, mais de 16.299 mil exames já foram feitos pelo serviço.

Ascom