A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou nesta quinta-feira (02/02) a campanha “Não fique parado, doe sangue” com a proposta de estimular o ato solidário em um dos períodos de maior demanda por hemocomponentes nas emergências de hospitais. Segundo o órgão, para reverter o quadro crítico em que se encontram os estoques de sangue no Estado, várias ações vão alterar a rotina nos pontos de coleta para atrair a atenção dos novos e antigos doadores.

Na próxima segunda-feira (06/02), os grupos FitDance e FitDance Kids realizam a “Aulinha de Carnaval” para os pacientes assistidos pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e pelo Hospital Martagão Gesteira. Quem for ao Hemocentro Coordenador, localizado na Avenida Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) poderá assistir à atividade.

Em nota, a Hemoba esclareceu que pretende alcançar grande repercussão com a parceria com o FitDance, já que o canal é um dos 30 mais visitados do país com um número de inscritos superior a 3 milhões de pessoas.

De acordo com a Hemoba, para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Quem não pode doar deve contribuir com o compartilhamento de iniciativas de estímulo à doação, como forma de somar esforços para reverter uma situação que atinge doadores e não-doadores. (Editado por Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia.ba)