Moradores da cidade de Jiquiriça (Ba), procuraram o Portal Tribuna do Recôncavo para denunciar um lixão formado próximo a sede do município, trazendo risco às residências e problemas de saúde provocados pela fumaça e pelo mau cheiro. Segundo o internauta Zenilton Almeida, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto, sem nenhuma preparação anterior do solo.

“Eu acho que deveriam abrir valas, jogar o lixo e depois de enterrado abrir novas valetas. No passado, por pressão do Ministério Público, esse trabalho foi iniciado, mas depois que a cidade ficou sem promotor, o lixo voltou a ser depositado de forma irregular”, denunciou. Além de Jiquiriça, o local também recebe lixo da cidade de Ubaíra.

O morador informou ao repórter Hélio Alves, que após a saída da promotora, Janina  Brantes Sacramento, da cidade de Jiquiriça, a população ficou desassistida. “Fecharam o Ministério Público da nossa cidade, quando precisamos fazer alguma denuncia, procuramos o MP da cidade de Ubaíra, que por sua vez não está conseguindo atender a demanda, pois já atende cinco municípios”.

Zenilton relatou que no passado denunciou o Hospital de Jiquiriça no MP de Ubaíra, mas não teve resposta. “Aqui em Jiquiriça o Hospital adquiriu uma máquina de lavar roupa super avançada, essa máquina nunca foi utilizada, está lá enferrujando no fundo do Hospital. Eu levei o caso ao promotor de Ubaíra e até hoje nada foi feito. Por esse motivo não quis procurá-lo novamente”.

Ainda de acordo com o morador Zenilton Almeida, o prefeito de Ubaíra Fábio Cristiano (PT), informou que foi necessário desativar o lixão da cidade de Ubaíra e por este motivo está depositando o lixo em Jiquiriça. “Ele disse que acabou lá porque não era humano ver aquela situação e aceitar. Eu perguntei a ele – Se lá em Ubaíra não é possível por que aqui é?’ –  Aí ele disse que o local onde é jogado o lixo em Jiquiriça é para atender os dois municípios, e, uma empresa estaria vindo para Jiquiriça para preparar o aterro sanitário. – Isso já tem um ano e nada foi feito”, concluiu Almeida.

O lixão da cidade de Jiquiriça está localizado as margens da estrada que dar acesso ao Ponto Turistico Serra Pelada, há 300 metros do Loteamento Alto da Torre. Com a resposta o prefeito de Jiquiriça, Valdemar Andrade (PR) e o prefeito de Ubaíra, Fábio Cristiano (PT). (Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo).

Fumaça de lixão em chamas causa prejuízos a moradores em Jiquiriça - jiquirica