Morro de São Paulo é o 3° destino mais procurado da Bahia. Para discutir questões referentes a esse destino, foi iniciado na manhã desta quarta-feira (20/09) o I Fórum de Turismo de Morro de São Paulo, que discutirá até dia 22 o tema “Acessibilidade no Turismo Fazendo a Diferença na Busca da Igualdade”.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no local do evento, no Village Paraíso Tropical, terceira praia de Morro de São Paulo. A iniciativa visa discutir estratégias que podem ser adotadas pelo poder público e a comunidade para tornar o local mais preparado para receber turistas, principalmente turistas com alguma deficiência.

Para o santoantoniense Josiel Barreto, que é representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, esse momento é uma iniciativa humana e inteligente que resultará em frutos para o Morro de São Paulo e para todo o Brasil.

Josiel é deficiente visual desde a infância e afirma que segundo o IBGE, o Brasil tem quase 25% de pessoas com deficiência, e que 12% de pessoas no mundo possuem alguma deficiência severa.

“Todas essas pessoas precisam e gostariam de viajar para lugares maravilhosos como Morro de São Paulo, e é fundamental pensar em ações para receber melhor esses turistas”, completa Josiel.

A programação abordará ainda temas diversos, como acessibilidade em hotéis e pousadas; as dificuldades das pessoas deficientes; união do turismo e o esporte; inclusão no lazer, consumo consciente e sustentabilidade.

O I Fórum de Turismo de Morro de São Paulo é uma realização da Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal do Turismo, e conta com as parceiras da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Sebrae e Senac.

 

Texto: Gabriela Nascimento / ASCOM

Edição: Tribuna do Recôncavo