Na manhã desta quinta-feira (23), a Missa da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida (SP) foi presidida pelo santoantoniense, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, recém-nomeado bispo auxiliar de São Luiz no Maranhão. Ele será apresentado na Arquidiocese no dia 4 de Junho, até então, era arcebispo de Porto Velho (RO).

Celebrando os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, Dom Esmeraldo afirmou que Jesus é o pão que alimenta a vida de seus servos, para que sejam sempre discípulos missionários, percorrendo um caminho no qual o Espírito Santo os conduz.  Ele agradeceu a Deus pelo testemunho de tantos diáconos que como ícone de Cristo servidor, são presença solidária de esperança em meio aos que mais sofrem.

Ao finalizar, Dom Esmeraldo pede a Maria Santíssima e a São Lourenço que intercedam pela vida dos diáconos permanentes, a São Jorge para que interceda pela vida do Papa Francisco e a Deus Pai, para que ajude todos a sair de si mesmo e ir ao encontro das pessoas que vivem nas periferias. (Redação/tribunadoreconcavo, com informações da cançãonova)