Foi ordenado padre na cidade de Muniz Ferreira (BA), na manhã de domingo (23/12), sob a imposição das mãos do Bispo da Diocese de Amargosa, Dom Valdemir Ferreira, o diácono Natael Costa Santos, o qual é natural da cidade de São Felipe, da comunidade do Xangó, mas sua família reside há 4 anos em Muniz Ferreira.

Em entrevista ao repórter Hélio Alves, Natael falou que desde criança já se sensibilizava com as questões sociais. “Quando criança eu tinha um problema de saúde, ia muito em Santo Antônio de Jesus, e ao passar pelo lixão eu ficava me perguntando porque outras crianças que tinham a mesma idade que eu estavam ali [catando lixo], isso me incomodava”.

Inspiração em Padre Nelson

Natael também falou que foi tocado para ser padre após assistir uma missa presidida pelo pároco da Paróquia Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus (BA), Padre Nelson Franca. “Participando de uma missa na comunidade de Martins, no Milagre em Dom Macedo Costa, no final da celebração Padre Nelson falou levantando os braços, ‘por Cristo, com Cristo e em Cristo”, todas as crianças se aproximaram dele e pela figura de Deus que a gente imagina, alguém de cabelos longos e brancos, eu associei a imagem de Deus à Padre Nelson, e eu disse, ‘pronto’, quando eu crescer quero ser que nem ele para cuidar das crianças abandonadas”.

Sobre estágio em Varzedo

Natael realizou seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Varzedo. “Eu tenho um amor muito profundo ao povo varzedense, um povo muito carinhoso e acolhedor, que compreendeu os meus momentos de ausência por causa da faculdade, principalmente o Padre Valmiro que com o seu zelo, carinho e amizade me proporcionou um estágio muito fecundo, onde eu pude descobrir que vale a pena ser padre, servir e se entregar totalmente pelo Reino de Deus”.

Sobre sua primeira paróquia

No dia 14 de fevereiro, às 19h30, Natael será empossado pároco da Paróquia São Vicente Ferrer em Ubaira. “Desde já acolho a comunidade paroquial de Ubaíra. Que possamos caminhar juntos, padre e povo, para encontrarmos o caminho de Deus e irmos construindo essa profundidade da comunidade, fazendo com que o Reino de Deus possa acontecer e a sua justiça se complete”. Natael concluiu agradecendo a todos que contribuíram em sua caminhada vocacional, seja pelas doações como dizimistas ou pelas orações.

Próximas ordenações

As próximas ordenações sacerdotais na Diocese de Amargosa serão no dia 06/01/2019, às 9h da manhã, na Paróquia São José do Andaiá em Santo Antônio de Jesus, quando os diáconos Edson Santos e Ranio Guerra serão ordenados padres. “Depois disso só daqui a 4 anos, a não ser que aconteça um milagre”, disse o bispo Dom Valdemir Ferreira durante a ordenação de Natael.

Fonte: Tribuna do Recôncavo