Uma grande fila se formou neste sábado (16/07) na frente de uma escola de Presidente Tancredo Neves, localizada no Baixo Sul da Bahia, por conta do início da vacinação contra a meningite C. Segundo a Secretaria da Saúde do município, duas mil pessoas foram vacinadas.

A partir de segunda-feira (18), a vacina será disponibilizada nos postos de saúde do local. O horário de funcionamento é das 7 às 16h. Segundo a prefeitura, a imunização gratuita estará disponível para crianças a partir de dois meses até adultos com menos de 20 anos, já que o maior número de casos ocorrem nesta faixa etária.

Serão vacinados apenas aqueles que nunca receberam a imunização contra a doença. Foram disponibilizadas 10 mil doses. A imunização será feita até o estoque ser esgotado.

De acordo com a prefeitura, será realizada uma triagem para atualização do cartão e análise da situação vacinal de cada indivíduo, com base em critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Quem tiver interesse deve levar cartão de vacina, documento de identidade, cartão SUS e cartão da família.

Normalmente, a  vacina é dada de graça para crianças até dois anos, mas o público alvo foi ampliado no município por conta da morte de dois adultos em Presidente Tancredo Neves, que foram vítimas da doença. (G1 Bahia)policirta 3