Aconteceu nesta sexta-feira (29/07) o lançamento do catálogo ‘Casarões do Vale: História, Patrimônio e Arte’ em Brejões. O projeto dá visibilidade ao patrimônio arquitetônico e histórico de Amargosa, Brejões, Santa Inês e Ubaíra. O objetivo foi incentivar a preservação e valorização do patrimônio, através da análise e registro da arquitetura dos casarões e da memória coletiva em torno desses espaços.

O projeto foi financiado pelos Editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), com recursos do Fundo de Cultura e participação da Sefaz. A pesquisa e a produção foram feitas voluntariamente pela historiadora Maria Fernanda Marques. “O catálogo tem abordagens teóricas e metodológicas da história local e regional, assim como, da história da arte e arquitetura, utilizando documentação híbrida”, afirma Maria Fernanda.

O livro reúne riquezas do Vale do Jiquiriçá, principalmente através de fotografias. “Foram captadas imagens contemporâneas do patrimônio edificado, que são fonte documental para futuros estudos”, diz a historiadora. As imagens mostram ainda as mudanças e permanências dos imóveis.

O livro será distribuído em bibliotecas, escolas e outras instituições do Vale do Jiquiriçá. Até dezembro a equipe do projeto, o IPAC e a biblioteca virtual ‘Consuelo Pondé’, deixam o catálogo disponível na internet. Mais informações via telefone (71) 3117-7482. (Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM)

Catálogo de Brejões mostra arte, arquitetura e história dessa região da Bahia - cultura, brejoes