O Carnaval de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, tem grande tradição na Bahia, existindo há mais de um século. A festa possui forte riqueza cultural, com grande expressividade artística que pode ser notada por meio dos grupos de mascarados, das orquestras de marchinhas e de suas movimentações espontâneas.

A manifestação, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural do Estado (Ipac), como patrimônio imaterial da Bahia,  já foi levada a vários países por meio de intercâmbio cultural. Este ano, de sábado a terça-feira (6 a 9 de fevereiro), a festa abrilhantará o cenário cultural do estado com o slogan ‘O Carnaval de Máscaras da Bahia’.

Maragogipe traz em seu Carnaval figuras e grupos pitorescos como o Cornélio, que sai às ruas com seu chapéu de chifre e sua indumentária rasgada, e o popular Bloco do Pau Mole (BPM), composto por foliões com idade de entre 60 e 80 anos, que desfilam pelas ruas da cidade acompanhados pelo som do agogô, e do surdo de mão, entoando diversas marchinhas carnavalescas.

Além das manifestações culturais, também serão realizados shows com diversos artistas e bandas, além de espaço para desfile de fantasias. Com uma ótima estrutura e segurança, o evento é destino certo para famílias e pessoas que preferem um ambiente mais tranquilo para brincar o Carnaval. (ASCOM)