Alunos do curso de Produção de Roteiro e Vídeo para Curta-Metragem, do IFBA, campus de Santo Antônio de Jesus, realizaram 5 curtas documentários sobre Santo Antônio de Jesus e outras cidades do Recôncavo, abordando temas de relevância social e cultural. Os documentários produzidos foram: “Em busca do cinema no Recôncavo”, “Nas Maos do Oleiro”, “Salve Capoeira”, “Dessiliência Maria: Escritoras Negras do Recôncavo Baiano” e “Rock In SAJ”.  Todos eles tiveram como objetivo estimular o fortalecimento das relações identitárias dos alunos envolvidos no curso, como também de divulgar a história local. O curta “Em busca do cinema do Recôncavo” mostra a história do cinema no Recôncavo da Bahia, mostrando o que tivemos, o que temos e o que está por vir, com foco em três cidades da região: Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Cachoeira.

Realizado pela equipe: Elizabete Sampaio, Fernanda Braga, Thiele Tolentino, Antônio Carlos, Márcia Queiroz e Roziley Muritiba. O curta “Nas Maos do Oleiro” mostra o trabalho dos oleiros que fabricam objetos de cerâmica utilitários e decorativos em Maragogipinho (Aratuípe- Ba). Equipe: Rosy Ferreira, Brian Silveira e Maiqueli Santana. Já o curta “Salve Capoeira” aborda as contribuições, preconceitos e resistências referente a prática da capoeira na cidade de Santo Antônio de Jesus, em específico na Associação Palma de Ouro, que fica localizada na comunidade Irmã Dulce (Mutum). Realizado pela equipe: Andreisson Silva, Antoniel Santos Peixoto e Larissa Sampaio. Ainda, o curta “Dessilência Maria: Escritoras Negras do Recôncavo Baiano” tem como principal objetivo dessilenciar, ou seja, quebrar o silêncio imposto as mulheres negras e as suas obras.

Equipe: Andrielle Antonia e Amanda Maria. Por fim, o curta “Rock In SAJ”  aborda a história do movimento de título homônimo, contando a sua importância para aqueles que organizam o evento e para seu colaboradores, como também para público da cidade de Santo Antônio de Jesus e região. Equipe: Paula Cabral, Arthur Araujo e Vinicius Freitas. Todos os filmes tiveram orientação dos professores do curso: Pedro Arthur Nascimento, Andrea Barreto, Márcio Soares, Jean Neri e Melquíades Araújo. E também do monitor Jefferson Ricceli. (Ascom)

Confira: