Além da Loja Maçônica Deus e Amor, nº 21, que está completando 69 anos na cidade, Santo Antônio de Jesus já conta com o “Palácio Maçônico, composto por duas lojas: Fraternidade e Sabedoria, nº 242 e Luz e Esperança, nº 243.

De acordo com o venerável Jorge Leal, as duas novas lojas criadas em janeiro de 2015, surgiram da necessidade de ampliar as atividades da maçonaria em Santo Antônio de Jesus, inclusive os ritos, já que na “Deus e Amor” trabalha-se o rito escocês e no “Palácio Maçônico” é trabalhado o rito alemão.

“Era previsto pra cada 30 mil habitantes uma loja maçônica, hoje a previsão está em 25 mil, então, como Santo Antônio já passa dos 100 mil, provavelmente no próximo ano teremos uma nova loja para acompanhar o crescimento de Santo Antônio de Jesus”, disse Leal.

IMG-20150818-WA0029 (1)Questionado pelo repórter Hélio Alves sobre os segredos da maçonaria, Jorge respondeu que trata-se de uma identificação, já que o maçom é acolhido em qualquer loja do mundo.  “Existe uma série de sinais que possibilitam a identificação do maçom, uma vez próximo, aí entra um linguajar próprio pra conferir se realmente ele é maçônico e se ele está regular com a loja maçônica. Aí ele passa a ter todo o atendimento necessário”, disse.

COOPERAÇÃO: Na maçonaria é cultuada a fraternidade, cujos membros são tratados como irmãos. Segundo Jorge, o maçom trata a esposa do colega como cunhada e os filhos como sobrinhos. “Essa fraternidade tem uma força irmanada muito grande e a gente cultiva isso de tal forma, que qualquer necessidade que um tenha, ele contará com a ajuda do grupo”, pontuou.

RELIGIÃO: O entrevistado esclareceu que a maçonaria não é uma religião como muita gente imagina, ao contrário, o “elo de ligação” na loja maçônica é Deus, Família e Moral. “Aqui nós temos católicos, protestantes e espiritas”, concluiu.

DeMolay: O Portal Tribuna do Recôncavo também ouviu Fábio Pereira, primeiro vigilante da Loja Luz e Esperança, Nº 243, sobre o DeMolay, uma instituição para a juventude do sexo masculino de 12 a 21 anos, cuja função maior é ensinar virtudes aos jovens. “O DeMolay segue sete virtudes: Cardeais, Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesias, Fraternidade, Pureza e Patriotismo. Então, seguindo essas virtudes, desenvolve-se a Moral, a Ética e a Filantropia para trabalhar o lado filosófico e social do jovem. Enfim, essa foi uma forma que a maçonaria encontrou para tornar feliz a humanidade”, concluiu Fábio.

Dentro da maçonaria há também o Clube da Fraternidade, composto pelas esposas e jovens maiores de 21 anos. O Palácio Maçônico está localizado na Rua Bahia, bairro Maria Preta em Santo Antônio de Jesus.