Está tramitando na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus o projeto ‘Zona Azul’, lei que autoriza o município a implantar o sistema rotativo e também autoriza o município a contratar empresa via processo licitatório de concorrência pública para implantar e operar o sistema. Ela também autoriza o município a definir as áreas e tarifas.

O horário, a lei já propõe que seja de 8h às 18h de segunda a sexta, e de 8h as 14h no dia de sábado, o projeto também prevê essa faixa para motocicleta e a zona branca para algumas instituições, a exemplo de farmácias, clínicas e hospitais, escolas e igrejas, em frente a essas instituições, além de área pra idoso e cargas.

Antes da implantação haverá audiências públicas para apresentar o projeto à população afim de esclarecer dúvidas. Os valores que serão cobrados e as áreas que serão abrangidas pelo sistema serão definidas após aprovação do projeto.

A Zona Azul em Santo Antônio de Jesus será via GPS, onde as pessoas tanto poderão comprar o crédito para sua vaga via aplicativo de celular, como também em pontos comerciais credenciados.

Segundo o secretário de trânsito Clovis Exequiel, o motorista não comprará uma vaga, mas sim um tempo para poder utilizar vagas nos estacionamentos da cidade. “Você compra uma hora, você gastou 15 minutos em um local, você dentro daquela hora pode utilizar em outras vagas que você precisar adiante”, informou.

Editado por Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Rádio Andaiá | Redação: Voz da Bahia