Enquanto alguns municípios do Brasil criam projetos de lei para incentivar a permanência do homem no campo, na localidade do Rio da Dona, zona rural de Varzedo, no Recôncavo Baiano, os moradores não contam com o mínimo de estrutura para morar, se locomover e transportar seus produtos.

Em visita a comunidade neste último sábado (27/02), o Portal Tribuna do Recôncavo constatou que as famílias da localidade do Rio da Dona, próximo ao Tabuleiro do Castro não contam com estradas, nem com ponte, já que para ter acesso à localidade é necessário passar pelo Rio da Dona.

IMG_20160227_180320087Em entrevista concedida ao repórter Hélio Alves, a senhora Ilza de Jesus falou que o prefeito Radaman Barreto (PT) conhece profundamente o problema do Rio da Dona porque no passado o mesmo participou de reuniões na própria comunidade. A entrevistada ainda contou que a região também tem um representante na Câmara Municipal, o vereador Antonio de Darino.

Segundo Ilza, a dificuldade maior é para socorrer os enfermos. “Quando alguém adoece, dependendo da situação da doença, a gente tenta reanimar em casa, dar remédio, um erro nosso, mas às vezes temos que fazer isso, até amanhecer o dia. Se tiver condições de andar a gente leva puxando até chegar ao local com acesso ao carro”, disse.

Já o senhor Antonio Ferreira falou sobre uma ponte improvisada que os moradores fizeram com um pedaço de madeira. “Eu cair, machuquei a costela e desmenti o pé. Quando tá assim estiado tudo bem, mas quando tá chovendo as crianças [para irem ao colégio] tem que passar por dentro d’agua”, disse.

A estudante Milena Silva contou que é necessário acordar mais cedo, caminhar 30 minutos até o ponto, pois o transporte escolar não vai até as residências. Segundo ela, em período de chuva, até para passar a pé fica complicado. “Quando não podemos ir a gente fica em casa e perde assuntos escolares, uma vez perdi uma semana de aula”, pontuou. Os moradores reivindicam a construção da ponte e da estrada, da Fazenda Serpente até o Rio da Dona. (Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo). ASSISTA O VÍDEO NO PLAY ABAIXO»»

IMG_20160227_175335592

Aproveite e curta a nossa fanpage. Clique Aqui !