Na tarde de quarta-feira (28/02), prepostos da Promotoria Regional Especializada em Meio Ambiente do Recôncavo Sul e da ONG SEDESS foram acionados para proceder ao Resgate de um animal silvestre, que se encontrava capturado por populares dentro de uma residência na cidade de Varzedo.

No local, a equipe de campo constatou que se tratava de um réptil da espécie, popularmente, conhecida como “iguana”. Como o animal apresentava bom estado de saúde, o mesmo foi manuseado para uma caixa de transporte apropriada e foi providenciada imediatamente a soltura do mesmo em uma reserva de mata de propriedade particular na zona rural de Varzedo.

Os prepostos da Promotoria Regional Ambiental informaram que isso é um fato comum devido, entre outros fatores, à expansão das cidades e do desmatamento na zona rural dos Municípios. Os animais silvestres acabam procurando abrigo e alimentos nas residências, contudo os populares não devem agredir, manter em cativeiro ou matar estes animais.

Na região do Recôncavo Sul devem a pessoa deve entrar em contato com os Bombeiros (193), com as Secretárias de Meio Ambiente Municipais ou com a Promotoria Regional Especializada em Meio Ambiente do Recôncavo Sul para obterem orientações e apoio: (75) 36310081 ou 36310084.

A equipe oportunamente agradeceu e parabenizou a ação dos envolvidos (população) e deixa a mensagem de que, cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos!

ASCOM/Promotoria de Justiça