Seis escolas municipais de Itabuna, no sul da Bahia, serão fechadas até o final deste mês, segundo informações da Secretaria de Educação do Município. A decisão ocorreu após a pasta verificar os problemas de infraestrutura nas unidades de ensino. Os alunos serão transferidos para outros colégios. Na escola comunitária do Bairro Santa Inês, que possui 82 alunos, as salas são separadas por divisórias de madeira, não tem pátio para recreações dos alunos e as salas de aulas são muito apertadas.

“Na hora que tem que descansar temos que ficar na sala de aula”, diz a estudante Damilly Santos sobre a falta de um pátio para poder brincar com os colegas. As escolas que serão fechadas funcionam por meio de convênios em locais alugados, mas que não têm condições adequadas. Com isso, o Conselho Municipal de Educação recomendou o fechamento desses locais ou melhorias nas estruturas físicas dessas unidades.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação informou que os alunos matriculados na Escola Municipal Califórnia e Escola Comunitária Santa Inês foram transferidos para escolas próximas às residências onde moram. Os alunos da Escola Califórnia foram encaminhados para a Escola Municipal 28 de Julho, e todos os alunos da Escola Comunitária Santa Inês para o Grupo Escolar Amélio Cordier. (G1 Bahia)