Vai acontecer em Santo Antônio de Jesus neste domingo (13/08), o 1º Desafio Papaléguas SAJ de Ciclismo (Estrada e Mountain Bike). O evento contará com a presença de atletas de todo o estado e das cidades circuvizinhas, que sairão por volta das 9 horas da manhã, do Posto Portal da Ilha, próximo ao Clube dos 1000, seguindo até São Roque do Paraguaçu.

O evento é organizado pelo grupo Papaléguas SAJ de Ciclismo e terá participantes nas categorias Speed, Elite e Open (80Kms) MTB, Elite e Open (60Kms) MTB e Iniciantes (30Kms).

Segundo Dinho Souza, um dos fundadores do Grupo Papaléguas, tem crescido o numero de ciclistas em Santo Antonio de Jesus. “Nos reunimos na Praça do Tiro de Guerra nas terças e quintas a partir das 19 horas. Para começar é necessário a bicicleta, o capacete e o uniforme”, disse. Há na cidade os grupos Pepê Bike, Papaléguas, Grupo das Speedes e Ciclosaj.

Lucas Tácio, residente em Salvador que também participará do evento, contou que optou por treinar em SAJ por conta do clima e da optometria da região que favorecem bastante o ciclismo. Santo Antonio de Jesus é o seu ponto de apoio, onde ele fica hospedado e pedala até Nazaré, Valença, Amargosa, Sapeaçu, Santa Terezinha, Varzedo e Jequié. Em Santo Antônio de Jesus Lucas conta com o apoio da Pousada Dedé, Mercadinho German, Rádio Clube e site Tribuna do Recôncavo.

Já Adeilton Maia contou que Santo Antonio de Jesus foi eleita em 1991 como a cidade do Brasil com a maior quantidade de bicicletas, no caso o ciclismo casual, a bike usada como meio de transporte. “Aí veio a ideia da gente deslumbrar o ciclismo como esporte, muito interessante porque quando a gente começa a pedalar trazemos outras pessoas para esse esporte. O ciclismo socializa o atleta, trás o mesmo para bem próximo da comunidade e trabalha a ecologia. Foi assim que surgiu o Papaléguas, onde Dinho cuida da parte esportiva, Adeilton cuida do marketing e Bruno cuida da arbitragem.  (Reportagem: Rádio Clube | Redação: Tribuna do Recôncavo)

Serviço:

O que: 1º Desafio Papaléguas SAJ de Ciclismo

Onde: Largada e Chegada no Posto Portal da Ilha na BA 046 (próximo ao Clube dos 1000)

Inscrição: R$50,00

Premiação: Dinheiro, brindes e troféus