A partir da próxima segunda-feira (28/05), a população de Nazaré e da região passará a contar novamente com o serviço de cirurgias eletivas fornecido pela Santa Casa. Nesta nova etapa do procedimento, estão previstas as especialidades de cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica e cirurgia de vesícula por videolaparoscopia. A intenção da SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia é transformar o Hospital Gonçalves Martins num hospital cirúrgico.

A novidade é que os atendimentos vão seguir os pré-requisitos estabelecidos na nova contratualização com a SESAB, sendo oferecidos através do sistema de Lista Única, criado pelo Ministério da Saúde que, além de reformular o sistema de marcações na rede pública, ainda tem como principal objetivo estruturar de forma ética e justa as demandas de cirurgias eletivas do país.

Dessa forma, o usuário será cadastrado diretamente pela secretaria de saúde do município, e encaminhado para Santa Casa, onde serão realizadas as consultas pré-operatoriais e as cirurgias. “A demanda por cirurgias eletivas no nosso hospital é muito elevada e esse retorno dos procedimentos cirúrgicos é de grande relevância para que possamos voltar a atender os usuários do SUS de Nazaré e Região, além disso, cirurgias eletivas são procedimentos realizados por meio de marcação, ou seja, sem caráter de urgência e emergência” afirma Cleidson Prazeres, provedor da Santa Casa.

A população poderá contar com cirurgias ginecológicas, de vesícula, hérnias em geral, fimose e hemorroidas. Os interessados poderão agendar o procedimento de segunda a sexta, das 08h às 17h, nas Secretarias de Saúde dos municípios conveniados com a Santa Casa de Nazaré, portando o RG e o cartão do SUS.

Fonte: Ascom