Neste domingo (09/04) a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Cajueiro em Santo Antônio de Jesus, realizou a procissão de ramos, com saída da Fonte do Buraquinho (Bela Vista) até a Matriz. O pároco Wilson Vitória e os fiéis católicos fizeram o percurso entoando cânticos de hosana e segurando ramos. O Domingo de Ramos é celebrado pela igreja católica para simbolizar a entrada de Jesus em Jerusalém e marca o início da Semana Santa.

Vivenciando o que a data simboliza o pároco realizou o ritual de acolhida e exortação, a bênção dos ramos e a proclamação do evangelho sobre a entrada de Jesus em Jerusalém. Em seguida foi realizado o percurso até a Matriz para celebração da Santa Missa. Em sua homilia, padre Wilson fez uma explanação acerca das cinco semanas de caminhada, de encontro com Jesus durante a Quaresma e o início da Semana Santa, vivenciado pelo Domingo de Ramos:

“Somos convidados a reconhecer Jesus que na cruz dar o grande testemunho de amor por cada um de nós. Ele poderia ter escolhido um outro caminho, mas desde o início Ele fez o caminho da encarnação, do esvaziamento, do abandono, não se apegando à condição divina, não se apegando a ser igual ao Pai mas rebaixando-se, indo ao encontro da humanidade, assumindo nossa condição humana, se fazendo semelhante a nós. Ele assume esse caminho pra nos preencher com o seu amor e para nos iluminar com a sua luz divina, Ele entrou nesse caminho para que nele sejamos saciados encontrando a fonte de água viva (…). 

O pároco ainda refletiu acerca de nossa vivência hoje e o que podemos fazer para estarmos mais próximos de Cristo vivendo o seu Evangelho: “Cristo vive em nosso meio, ele  venceu a morte e nos convida a caminharmos com Ele; simplesmente não podemos sacudir somente nossos ramos como fizemos na procissão, mas exaltar o Senhor com nossa vida, com nossas atitudes, com a prática do bem, da justiça, da bondade e da verdade (…)”, refletiu Pe Wilson. (Jocinere Soares/Tribuna do Recôncavo)

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA:

 

*Caminhada todos os dias da Semana Santa às 5 da manhã; segunda, terça e quinta Via Sacra; quarta e sexta caminhada penitencial;

* Quarta-feira, dia 12, será a procissão do encontro junto com as outras paróquias da cidade para a Praça da Bíblia, onde haverá a celebração da Santa Missa às 6 hs;

*Quinta-feira Santa ás 17 horas Missa da instituição da Eucaristia e lava-pés; e logo após vigília até às 22 hs.

*Sexta-feira às 16 hs celebração da Paixão e logo após procissão com o Senhor morto;

*Sábado celebração da luz, vigília Pascal às 19:30 hs;

*Domingo, dia 16, celebração da Missa de Páscoa às 7:30 da manhã; às 16 Missa de Instalação da Paróquia Nossa Senhora das Graças na Urbis I e posse do primeiro pároco, Padre Almiro Rezende Peixoto.