Integrantes do grupo que ocupa um terreno localizada no Açougue Velho, às margens da BA-046, em Santo Antônio de Jesus, foram recebidos pelo Prefeito Rogério Andrade para uma reunião, na manhã desta terça-feira, dia 24. No encontro, realizado no Gabinete Municipal, o Prefeito ouviu as demandas do grupo e reforçou a disposição em dialogar sempre com o movimento. Rogério também propôs a criação de uma frente para buscar soluções para a questão junto aos Governos Estadual e Federal.

“A decisão sobre a desocupação do terreno está no Tribunal de Justiça da Bahia e a Prefeitura não é parte do processo. Então, não podemos criar uma expectativa que não vamos poder cumprir. Esse não é o nosso perfil. O que fizemos aqui foi reforçar o compromisso de juntos irmos às secretarias, Governo do Estado e Ministérios, a fim de encontrar alternativas para estas pessoas”, disse o Prefeito.

Representaram o município na reunião, além do prefeito, o Procurador Municipal Marcel Almeida, a Secretária de Assistência Social Dalva Mercês e a Secretária de Infraestrutura Sônia Fontes.

Representaram os ocupantes, o advogado Dr. Leonardo Fiuza, e os integrantes do grupo Djeane dos Santos, Osvaldo Alves e Flávia Souza.

Segundo a Secretária Municipal de Infraestrutura, Sônia Fontes, o Estado já possue programas existentes de habitação popular, ficando acordado que no dia 04 de maio de 2018 haverá uma nova reunião para formatação de um projeto a ser apresentado a SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado.

Ainda ficou acordado em se manter uma mesa para instituir um grupo técnico para buscar uma solução para o problema de habitação do município, inclusive para que seja avaliado a possibilidade de formatação de um bairro popular direcionado aos ocupantes, cumprindo sempre os requisitos da legislação urbanistica e ambiental e respeitando os limites financeiros orçamentários do município.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM-PMSAJ e Comissão dos ocupantes

MATÉRIA RELACIONADA: SAJ: Integrantes de ocupação fazem protesto em frente a Prefeitura