Moradores da Sapucaia, zona rural de Santo Antônio de Jesus, realizaram na manhã desta terça-feira (20/02), uma manifestação reivindicando do poder público municipal a reforma da escola da comunidade. A jovem Ionara Peixoto  falou ao Tribuna do Recôncavo que esse movimento de reivindicação não começou agora, é uma militância pela melhoria na educação do campo. “Eu como moradora da zona rural, que estudei naquela escola, inclusive fui professora lá em 2007, a cada gestão que passa a gente está vendo a decadência da escola”, disse.

Ainda de acordo com Ionara, a escola da Sapucaia não tem condições de receber os alunos, pois as paredes estão descascadas e sem pinturas, as salas de aula não tem um piso adequado para que os alunos façam alguma atividade no chão, não tem um refeitório para que as crianças possam lanchar, não tem uma biblioteca para que os alunos façam suas pesquisas e não tem área de lazer com parque.

“Estamos reivindicando uma reforma de verdade, porque queremos uma educação de qualidade, não é porque é no campo que tem que ser uma educação de qualquer jeito”, concluiu Ionara. A Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus informou, após a manifestação, que a Unidade de Ensino da Sapucaia será contemplada na segunda licitação para ser reformada.

Fonte: Tribuna do Recôncavo