Diante da roda de conversa ocorrida no dia 21 de Maio de 2018, organizada pela professora Aline Passos na turma do terceiro semestre da FACEMP – Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, com a presença do juiz Dr. Márcio da vara da família do município de Santo Antônio de Jesus-Ba, foi realizado um estudo muito produtivo acerca do poder judiciário, em vista disso, pode-se observar o poder judiciário além do conteúdo teórico estudado em aulas anteriores, mas também como de fato o é exercido na prática, desde como é organizado, visto pela sociedade, pontos positivos, até seus pontos negativos e dificuldades encontradas.

No decorrer do bate-papo os bacharelandos em direito interviram várias vezes a fim de questionar e fazer contribuições com a fala do juiz, de acordo com assuntos que foram discutidos teoricamente em aulas anteriores, linkando assim o estudo teórico com o prático.

Vale ressaltar também, que a figura do juiz em sala de aula conversando livremente, fez desmistificar muitos conceitos pré-estabelecidos sobre sua figura e seu papel na sociedade, um fator que como foi reiterado em reunião é muito pertinente. O poder judiciário geralmente fica distante da sociedade e essa por falta de esclarecimento sobre o seu trabalho, acaba não entendendo suas demandas e atribuindo toda a responsabilidade de um sistema lento a pessoa do juiz. No arrolar da discursão foi perceptível as demandas cotidianas do poder judiciário presentes em todo o Brasil.

O método de atividade abordado, foi uma experiência que trouxe maior compreensão do assunto para os discentes, bem como a satisfação diante da possibilidade de ter o contato com alguém da área explicando, discutindo e sanando as dúvidas sobre o tema em questão. Dessa maneira, é notável a relevância da complementação do conteúdo teórico, com algo mais prático e lúdico.

Texto: Lorene – graduanda em Direito