Desde o último sábado (06/01), a Secretaria Municipal de Ação Social em Santo Antônio de Jesus vem tentando retirar os hippies da Praça Renato Machado. Segundo Dalva Mercês, secretária de ação social e vice-prefeita, sua equipe contou com ajuda de profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

Através da política do convencimento, os jovens ocupantes da praça se convenceram de que não poderiam permanecer na mesma e desocuparam a praça na tarde desta segunda-feira (08), sem uso de violência. A decisão de deixar a cidade foi aceita e um relatório foi assinado por todos os envolvidos.

Eles solicitaram um apoio para que retornassem às suas cidades de origem e o pedido foi atendido. “Quatro jovens foram para Gandu, nós colocamos em carro oficial, contratamos uma van e levamos os outros doze para Feira de Santana” contou. Ainda de acordo com Dalva, alguns jovens são esclarecidos e aparentemente não têm necessidade de viver em situação de rua.

A secretaria disponibilizou funcionários para acompanhar a saída e chegada dos jovens em suas respectivas cidades. Dalva reforça que não há como prever a chegada de novos moradores de rua na cidade, mas uma equipe estará sempre disponível à resolver essas situações.

Editado por Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Rádio Recôncavo | Redação: Blog do Valente

METÉRIA RELACIONADA: Rips serão retirados de praça em Santo Antônio de Jesus