18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Nesta data, acontece em várias cidades do país a mobilização Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Em Santo Antônio de Jesus, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, promove pelo segundo ano consecutivo uma programação que terá mobilizações, panfletagens, pit stop, e uma caminhada de conscientização. As ações acontecem em parceria com o CREAS, Conselho tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Ministério Público.

O 18 de maio foi escolhido porque neste dia em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Confira a programação:

16/05, 9h – Mobilização na Feira Livre Municipal

16/05, 16h – Pit Stop na Praça Renato Machado

17/05 – Panfletagem nos postos das polícias rodoviárias Estadual e Federal

18/05, 9h – Caminhada da Biblioteca à Praça Padre Matheus

 

ASCOM-PMSAJ