Aconteceu na cidade de Varzedo na tarde de segunda-feira (27/03), o lançamento da ONG: Sustentabilidade, Educação, Desenvolvimento e Segurança Social – SEDESS. O portal Tribuna do Recôncavo ouviu a Fundadora, Diretora Executiva e Responsável Legal, a professora Marilene Oliveira de Andrade. 

Tribuna – COMO SURGIU A IDEIA? 

Marilene – O desejo de realizar um trabalho social no município de Varzedo  vem de algum tempo, pois sempre me interessei pelas causas sociais e em 2016 ao concluir o mestrado em Gestão de Política Pública e Segurança Social (UFRB), a vontade de concretizar  esse sonho se tornou mais forte. A participação social é imprescindível para que possamos vislumbrar mudanças concretas na sociedade, não podemos esperar, apenas, pelo poder público, se cada um de nós, fizer algo positivo pelo próximo, com certeza, teremos uma sociedade mais justa e melhor.

Tribuna – QUAL É A PROPOSTA? AÇÕES A SEREM REALIZADAS?

Marilene – A SEDESS é uma organização não governamental sem fins lucrativos, voltada especialmente, para as pessoas de baixa renda e através desta ONG objetivamos promover atividades direcionadas à educação, formação profissional e desenvolvimento social e humano. Dentre essas atividades podemos citar:

  • Curso de corte e costura,
  • Curso de pintura em tecido e em tela,
  • Curso de doces e salgados,
  • Curso de manicure e pedicure,
  • Curso de técnicas agrícolas,
  • Curso de idiomas (Inglês e Espanhol)
  • Curso de eletricista
  • Alfabetização para adultos, dentre outros, conforme as demandas do público e as nossas possibilidades. Além disso, desenvolveremos também, atividades voltadas para crianças e adolescentes.

Sabemos que não será uma tarefa fácil e que serão muitos os desafios, mas contamos com uma equipe de voluntários dispostos a fazer a diferença e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, através de projetos que possam colaborar para a mudança social, econômica e cultural da população varzedense. Estamos  iniciando as nossas atividades e não dispomos de recursos financeiros, o que conseguimos até o momento é fruto de  doações da sociedade civil,  mas esperamos congregar novos parceiros, que nos ajudem nessa caminhada.

Tribuna – ONDE ESTA LOCALIZADA?

Marilene – A ONG Sustentabilidade, Educação, Desenvolvimento e Segurança Social – SEDESS está localizada na Rua Eujácio da Silva Almeida, Centro, n° 26, Varzedo, CEP 44565000.

Tribuna – QUAIS SÃO AS PARCERIAS FIRMADAS E O QUE FAZER PARA CONTRIBUIR COM A  ONG?

Marilene – Convidamos os empresários e todos aqueles que também militam pelas causas sociais, a abraçarem essa causa conosco. Temos toda a documentação necessária para atuarmos legalmente, como Ata de Fundação, Estatuto Social e CNPJ. A SEDESS conta com uma equipe de pessoas voluntárias que compreendem a relevância social dessa Organização para o bem estar social e humano de todos aqueles que venham usufruir do nosso trabalho. Quem tiver interesse em ser nosso parceiro ou voluntário é só entrar em contato conosco através do email: sedess2016@outlook.com. (Tribuna do Recôncavo)