A FADBA em parceria com o SEBRAE e a Secretaria de Educação do município de Cachoeira, promoveram o I TEDxFADBA no Cine Theatro Cachoeirano, na tarde de terça-feira, dia 21. A instituição, que faz parte da maior rede de ensino do mundo, agora se insere na maior plataforma de compartilhamento de boas ideias do mundo.

O evento buscou espalhar boas ideias, mover e criar comunidades, discutir temas contemporâneos sobre diversos e interdisciplinares pontos de vista. A expectativa foi tornar o TED um fórum local para ideias dentro da comunidade, para inspirar pessoas a mudarem suas vidas, seu futuro e fazer a diferença.

A proposta foi a construção de um mosaico de ideias a respeito do local, das ações e das potencialidades existentes, e entre os temas abordados estiveram: liderança, desenvolvimento, empreendedorismo, música, saúde, cultura, valores e engajamento. Foram 10 palestrantes e 100 participantes, além de atrações musicais e artísticas.

Um dos temas abordados foi a música e sua evolução. O maestro Pablo Sanches explicou como são importantes essas reflexões sobre a música. “No momento em que entendemos a evolução e as transformações que a música sofreu ao longo da história, nós podemos compreender melhor a linguagem musical e criar critérios na escolha do repertório para nossas vidas, para usar na educação, na formação de jovens, entretenimento e espiritualidade”.

O público pôde presenciar a apresentação do Vocal Twana Tua Nzambi, um grupo africano que canta em sua língua local e é composto por estudantes da Faculdade Adventista da Bahia e utiliza a música como um meio para custear seus estudos.

Ricardo Caggy, professor da FADBA e idealizador do evento, conta que tem novos planos e que já está esboçando outro evento, que seriam o TEDx Woman, voltado para mulheres, TEDx health, com temáticas de saúde, e novas edições do TEDx FADBA. A FADBA é a primeira instituição da rede adventista a realizar este evento e também é pioneira nas universidades da Bahia a realizar um TEDx.

Sobre o TED

O TEDx (acrônimo de Technology, Entertainment, Design) é uma conferência privada, mantida por uma fundação sem fins lucrativos dos Estados Unidos destinada à “disseminação de ideias que merecem ser espalhadas”, e à construção coletiva de conhecimento a partir da formação de uma comunidade de interessados nos temas debatidos.

 

Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: Wiliane Passos/ASCOM