Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Dom Macedo Costa, no Recôncavo Baiano, passaram a contar com um importante aliado tecnológico no desempenho das suas atividades. O prefeito Egnaldo Píton (PT), conhecido como Guito da Saúde, juntamente com sua equipe de trabalho, entregou na quarta-feira (08/03) tablets aos servidores da categoria.

Os aparelhos contam com um sistema inovador para o registro de dados no e-SUS, do Ministério da Saúde. Ao todo, 11 equipamentos foram distribuídos aos servidores da rede, sendo essa mais uma importante ferramenta que vem dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da área de abrangência do agente comunitário. Anteriormente esse procedimento era realizado manualmente, com preenchimento de fichas durante as visitas domiciliares e, posteriormente, a digitalização das informações na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Com as novas ferramentas de trabalho será possível ter acesso a todos os dados do cidadão, de forma prática e rápida através de um banco de dados que mostra a situação da saúde nos territórios em tempo real, facilitando o trabalho dos agentes comunitários de saúde e ajudando na qualificação da gestão da informação para promover e ampliar a qualidade no atendimento à população, além de traçar estratégia de saúde para cada área. (Editado por Tribuna do Recôncavo | Fonte: Fala Recôncavo)