Uma equipe multidisciplinar da área de saúde estará no município de Jaguaripe, nesta quarta-feira (13), realizando oficinas para orientar, diagnosticar e tratar pescadoras e marisqueiras da localidade. A ação faz parte do Programa de Saúde Ocupacional para as Trabalhadoras da Pesca, realizado pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) em parceria com a Federação das Associações, Sindicatos e Colônias dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fapesca).

O Programa é voltado ao cuidado com as mulheres, público mais vulnerável aos problemas de saúde ocupacionais relacionados a esse segmento econômico. Além das oficinas serão ofertadas consultas clínicas e nutricionais. Cerca de 120 pessoas serão beneficiadas com a ação.

As consultas e palestras acontecem das 8h às 12h e das 13 às 17h na Colônia de pescadores Z-36 (Avenida Martinho Albuquerque, 11, Centro). Pescadoras e marisqueiras serão orientadas sobre os principais problemas que atingem esta classe profissional e passarão por exames clínicos. Caso sejam identificados problemas de saúde mais complexos, os profissionais serão encaminhados para a realização de exames no sistema público de saúde. (Bahia Noticias)