Nesta terça-feira (10), em todo o Brasil comemorou-se o Dia dos Guardas Municipais, por conta disso foi realizada uma palestra para os guardas municipais no Hotel Ilha Bela, em Santo Antônio de Jesus, que teve como palestrante o coordenador do movimento nacional UNA (União Azul Marinho), Professor Hélio Marciel. No evento foram discutidos temas como a Lei-3.022, que trata dos princípios de atuação dos Guardas Municipais.

Em entrevista ao repórter Hélio Alves, o coordenador da Guarda Municipal em Santo Antônio de Jesus, Raimundo Pinto, falou sobre a finalidade do evento: “A finalidade deste encontro, é para que a guarda municipal não fique esquecida, principalmente aqui em nosso município”, explicou.

O mesmo ainda falou sobre o projeto que autoriza a categoria a usar armas de fogo: “O ponto de vista é o melhor possível, se é para a gente fazer a segurança, a gente tem que ter a nossa segurança, hoje estamos vendo que a violência está assolando o Brasil, e a gente não pode ficar fazendo a segurança da nossa própria segurança”, explicou.

Segundo a Lei-13022/14, os Guardas Municipais podem fazer uso de armas de fogo, desde que a cidade tenha uma população acima de 50 mil habitantes, e Santo Antônio de Jesus tem mais de 100 mil. (Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo)