Agricultores e agricultoras familiares da comunidade rural de Cercadinho, localizada no município de Santa Terezinha, Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, comemoraram na última terça-feira (31), a entrega de 18 unidades habitacionais.

A ação é resultado de um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), e a Cooperativa de Habitação Rural do Estado da Bahia (Coopehabitar), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Terezinha (Sintraf), entidade vinculada à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar na Bahia (Fetraf-BA).

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ressaltou que é necessário fazer a gestão política saindo dos escritórios e conhecendo a realidade dos diversos públicos prioritários. Dias afirmou que esse modelo de programa de habitação rural vem dando resultados com a participação dos beneficiários, que colocam a sua energia e amor na execução da obra, e da parceria dos movimentos sociais, aspectos que favorecem a qualidade do trabalho.

A iniciativa, realizada por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), possibilita a permanência das famílias no campo, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo a agricultura familiar. O Governo do Estado atua no apoio à elaboração de projetos para a captação de recursos junto à Caixa Econômica Federal, além de realizar o acompanhamento da execução das obras.

O presidente da Coopehabitar, Luís Nascimento, considera a política da habitação uma das mais importantes que existem no Brasil. Já Telma Virgínio, representando a Caixa Econômica Federal, destacou que a habitação não é só um local para morar e sobreviver: “A habitação deve significar para as famílias um passo para a possibilidade de avançar e crescer. Precisamos cuidar dessas famílias para que elas possam permanecer no local onde vivem com condições dignas”.

Habitação Rural

Nos últimos dez anos, a Coopehabitar foi responsável pela construção de mais de seis mil habitações rurais em toda a Bahia. No convênio firmado entre a CAR e a Coopehabitar, com acompanhamento da Coordenação de Habitação Rural/CAR/SDR, estão previstas capacitações para coordenadores que fazem o acompanhamento das obras e de todo processo de implantação das habitações nos municípios contemplados, e das famílias beneficiárias, para o acompanhamento da obra e participação das atividades previstas no projeto social. Entre os temas abordados nas formações estão o PNHR e todo trâmite legal previsto no programa, os critérios para seleção das famílias, além dos documentos necessários para acessar o programa.

Participaram do evento Rosival Leite e Isabel Cruz, coordenador geral e coordenadora de Mulheres da Fetraf/BA, respectivamente, o coordenador de Habitação Rural da CAR, Guilherme Lima, representantes do Sintraf de Santa Terezinha e as famílias beneficiárias das habitações entregues no município

Fonte: Ascom/SDR