A Prefeitura de Mutuípe fez a entrega de 60 mil alevinos a produtores da agricultura familiar do Município. A entrega faz parte do programa de expansão econômica que visa oferecer alternativas para a geração de emprego e desenvolvimento socioeconômico da cidade através da piscicultura.

A iniciativa do governo municipal, através da SEETMA, Secretaria de Expansão Econômica, Turismo e Meio Ambiente, atendeu nesta primeira etapa 120 famílias cadastradas no projeto e que já estão recebendo também capacitação técnica para esta nova atividade. A prefeitura em parceria de cooperação técnica com o Instituto Federal Baiano, Campus de Santa Inês, faz o treinamento dos produtores  em quatro módulos.

Quem foi contemplado com o kit nesta primeira etapa, não escondeu a felicidade em poder iniciar uma atividade complementar para a agricultura. São produtores de diversas localidades da zona rural de Mutuípe. “Estamos entusiasmados com a iniciativa da prefeitura”, destacou seu Nailton Santos, produtor da Baixa Alegre.

Dona Neusa Lúcia Evangelista, também da Baixa Alegre, comentou: “A gente passa a ter mais  oportunidade, alternativas de renda para nossas famílias. Encontramos na criação de peixe um meio de nos ajudar, porque nem sempre só o plantio é suficiente”, disse ao receber os alevinos das mãos do prefeito Digão.  Valdik Borges, pequeno produtor da região do Capim, disse não ver a hora de poder “colher os frutos, desta nova alternativa”.

Os especialistas que coordenam a capacitação dos produtores consideram importante a iniciativa do município de impulsionar o crescimento do setor, estimulando os produtores a entrar em um mercado com enorme potencial de crescimento na região. Aline de Assis, do IF Baiano, a capacitação dos agricultores é o primeiro passo para assegurar o planejamento do manejo com os peixes. Segundo ela, a região tem ótimas condições climáticas, de água e solo, condições essenciais para se destacar na produção de peixes, especialmente a tilápia.

Na entrega dos alevinos o prefeito Digão voltou a destacar o compromisso da gestão em fortalecer as políticas de desenvolvimento para o homem e a mulher do campo. “Impulsionando a diversidade econômica doo campo, estamos estimulando o crescimento de Mutuípe. E nunca é demais lembrar que este  projeto da piscicultura alavanca a agricultura, porque com a agricultura forte, a cidade tá forte, o comércio tá forte, vai gerar emprego e renda não só para a cidade, como também no campo” disse no evento que aconteceu no Mercado Municipal com a presença de várias lideranças, entre elas os vereadores Índio Josaphat, Josevandro, Margarida  e Val da D10, além do vice prefeito Roque Ramos, do secretário de Expansão Econômica Jenner Campos e da Chefe de Gabinete, Elma Karla. A distribuição dos alevinos tem a cooperação da Bahia Pesca, órgão do Governo do Estado.

Foto: Valdik Borges Neusa Evangelista | Texto: ASCOM-PMM