O lançamento da segunda etapa do Projeto CO2 Manguezal, executado pela Fundação Vovó do Mangue nos municípios de Maragojipe, São Francisco do Conde, Cachoeira e São Félix, é a principal ação da agenda preparada pela entidade para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Programadas para acontecer a partir das 9h do dia 5, as atividades serão desenvolvidas na sede da Fundação, em Maragojipe, até o dia 7 junho, com outras ações, a exemplo da inauguração do Centro Integrado de Educação Ambiental, realização de palestras, limpeza do manguezal, visitas de estudantes, além de apresentações do coral de crianças do bairro Comissão e do grupo maragojipano Cantarolama.

Com execução prevista para acontecer nos anos de 2018 e 2019, a segunda etapa do Projeto CO2 Manguezal foi ampliada, chegando suas ações agora também aos municípios de Cachoeira e São Félix – em sua primeira fase (2013-2015), atendeu aos municípios de Maragojipe e São Francisco do Conde.

 

Meta

A meta, ao final desses dois anos, é a produção de 46 mil mudas de mangue e seis mil mudas de Mata Atlântica, reflorestamento de 10 hectares de manguezal dentro da Baía de Todos os Santos e 2,5 hectares de Mata Atlântica, capacitação de 780 jovens e adultos e aplicação do Programa de Educação Ambiental para três mil crianças e jovens do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.

O CO2 tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Sociambiental, e parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), responsável pela elaboração do estudo científico, que prevê ações como a produção de mapas georreferenciados, algo até então inexistente nessas áreas de mangue.

 

Programação Semana do Meio Ambiente: 05 a 07/06/2018

(sujeita a alterações)

 

Dia 05/06

9h às 12h – Lançamento da segunda etapa do Projeto CO2 Manguezal

14h – Inauguração do Centro Integrado de Educação Ambiental, instalado na sede da Fundação Vovó do Mangue.

 

Dia 06/06

9h  – Palestra Reuso da água, com a bióloga Sarah Nascimento

10h – Palestra O ciclo da água, com o engenheiro agrônomo Bruno Barbosa

14h – Limpeza do manguezal do bairro do Caijá (Maragojipe)

 

Dia 07/06

9h às 17h – Visitação das escolas municipais ao Centro Integrado de Educação Ambiental (sede da Fundação Vovó do Mangue).

 

OBS.: Todas as atividades acontecerão na sede da Fundação Vovó do Mangue – Praça Conselheiro Antonio Rebouças, 16, Centro/Maragojipe

 

Texto: Hilda Fausto