Mais uma importante Unidade Básica de Saúde foi entregue na tarde de terça-feira (21), em Castro Alves. Unidade porte II do Ministério da Saúde, o novo posto comporta duas clínicas de saúde da família, sendo elas a Manoelito Cerqueira Lima e a Aurino Azevedo Teixeira, localizada à Rua Conselheiro Luiz Vianna, centro. Nesta UBS agentes comunitários acompanham as famílias e prestam atendimento a pacientes desde o nascimento até a chegada da terceira idade.

Com foco principal na promoção e prevenção em saúde, os pacientes recebem informações, contam com ações de planejamento familiar, preventivo, pré-natal, cuidados para doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além de tratamento odontológico. Serviços como vacina, curativo e distribuição de preservativos também estão disponíveis.

O lançamento oficial do Programa de Informatização da Saúde aconteceu durante a inauguração da nova UBS. Todas as unidades de saúde da cidade foram contempladas com novos equipamentos. Com investimento o município de Castro Alves adquiriu 75 computadores, além de 80 tablets, para auxiliar agentes comunitários durante o atendimento de pacientes, sendo elementos essenciais para dar suporte a tomada de decisões e registro de prontuários. (Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM-PMCA)